EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) HISTÓRIA, DESAFIOS E EXPECTATIVAS PARA O FUTURO.

  • Jean Carlos di Macedo Vieira Centro universitário UNIBRASIL
  • Daniele da Cruz Lacerda Centro Universitário UNIBRASIL
Palavras-chave: : Educação a distância, tecnologia, sociedade.

Resumo

A presente pesquisa aborda a importância da recorrente discussão sobre a Educação a Distância (EAD) na atualidade, uma modalidade de ensino, que além de ser flexível em uma sociedade tecnológica, vem se superando e buscando atender expectativas para formação nos âmbitos acadêmico e profissional. Porém, apesar de não se tratar de uma nova modalidade de ensino e de todas as facilidades tecnológicas que ela possibilita, ainda há muitos déficits e desafios a serem superados. Exemplos destes desafios serão aqui apresentados e explorados em uma pesquisa descritiva de levantamento bibliográfico com análise qualitativa, apresentando o histórico e as possibilidades desse tipo de formação para o futuro. Autores como ALVES (2011), CHAVES (1999), SANCHO (2006) entre outros, servirão de base para esta pesquisa e reflexão.

O interesse pelo tema e sua discussão foi devido a acontecimentos em nossa formação acadêmica, entre os anos de 2020 e 2021, que foram desencadeados pela pandemia de Covid-19, em que foi possível observar uma alternativa educacional chamada Ensino Remoto, que trouxe desafios para gestores, professores, pais e alunos. Além disso, a própria graduação já funciona no formato híbrido, ofertando algumas disciplinas no formato EAD. Diante desse cenário, cabe questionar: quais desafios são encontrados na EAD, apesar de sua evolução, e quais suas possibilidades positivas e negativas?

Para isso, será apresentado um resumo da evolução histórica da EAD no contexto nacional e mundial, o conceito de EAD na visão de diferentes teóricos e o contexto social da modalidade, que envolve como esta participa da formação acadêmica na atual sociedade, quais suas vantagens e quais os seus desafios, com o objetivo de tentar traçar um panorama das expectativas para o futuro e uma reflexão sobre novos olhares e possibilidades que essa modalidade de ensino tem a oferecer, especialmente no pós pandemia.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia