JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Thaís Manfrin Bertim Unibrasil
  • Carlos Henrique Alves Pereira
Palavras-chave: Educação Especial; Jogos Pedagógicos; Processo de Aprendizagem.

Resumo

A pesquisa discute sobre a importância dos Jogos Pedagógicos no Processo de Aprendizagem na Educação Especial. Autores como Canavarolo (2016) e Miranda (2003) a partir de suas pesquisas, fundamentam a relevância da discussão sobre essa temática. A percepção do brincar deixou de ser apenas uma atividade de passatempo do cotidiano infantil, pois percebeu-se que através das brincadeiras as crianças desenvolvem aspectos cognitivos, motores e socio-afetivos, contribuindo assim para a aquisição de novos aprendizados. Sendo assim, os jogos pedagógicos contribuem no processo de ensino e aprendizagem, pois quando o aluno tem a vivência com os jogos pedagógicos ele desenvolve uma participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, o que torna esse momento único e extremamente rico para o seu desenvolvimento. Assim, a educação especial figura não só como um espaço para escolarizar alunos com necessidades educacionais especiais, mas sim, como um espaço de valorização do indivíduo. Dentro desse panorama, a pesquisa tem como objetivo geral: Demonstrar os benefícios dos jogos pedagógicos nas práticas educacionais e os específicos: Mostrar a importância dos jogos pedagógicos, bem como Apresentar as especificidades da educação especial, e Compreender como ocorre o processo de aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais; para tanto, a pesquisa apresenta conceitos, legislação e as especificidades da educação especial. Também, busca-se compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem nas práticas educacionais com o uso dos jogos pedagógicos na modalidade da educação especial, além de demonstrar os benefícios dos jogos pedagógicos nas práticas pedagógicas. A metodologia aplicada apresenta características exploratórias, através de um criterioso levantamento e revisão bibliográfica para fundamentação teórica consolidada com as práticas e teorias estudadas.  A pesquisa apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento já evidência algumas observações que merecem destaque tais como: os processos educativos nos alunos com necessidades especiais ocorrem de maneira mais significativas, com melhor absorção da matéria trabalhada, quando são trabalhados de forma prática, através dos jogos pedagógicos. Também, foi possível identificar alguns benefícios da utilização dos jogos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia