CONHECIMENTO E IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • claudia correia Unibrasil
  • Senhorita
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Palavras-chave: Palavras-chave: Primeiros Socorros; Educação; Formação continuada.

Resumo

Neste artigo abordaremos os conhecimentos e a importância dos Primeiros Socorros para professores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Abrangendo como objetivo, identificar qual o preparo dos professores para exercer procedimentos básicos de primeiros socorros em situações de risco iminente a saúde dos alunos, uma vez que o ambiente escolar é um local onde ocorre inúmeras situações inesperadas pois os educandos estão em fase de crescimento e descobertas. Os educadores(a) devem estar preparados(a) para prestar assistência aos alunos em possíveis acidentes que possam ocorrer, uma vez que estão em contato com os mesmos durante o tempo que passam na instituição de ensino. (LEITE, 2018). O desenvolvimento do trabalho foi pensado após a observação de um caso com grande repercussão via mídia televisiva, o caso de Lucas Bigarelli, o mesmo veio a óbito após se engasgar, incidente este que poderia ter sua vida salva se os procedimentos de primeiros socorros tivessem sido colocados em prática de imediato. Esse fato culminou numa legislação instituída em 04 de outubro de 2018, a Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimento de ensino públicos e privados. Diante disso observa-se a importância que dentro do ambiente escolar existam pessoas capacitadas por meio de treinamentos e atividades educativas relacionadas a práticas de primeiros socorros (FIORUC,2008). Para a coleta de dados, será usada a metodologia exploratória e descritiva, com caráter de abordagem qualitativa, onde serão utilizados questionários previamente elaborados contendo perguntas abertas e de múltipla escolha elaboradas pelas autoras. Participaram desta pesquisa 10 professoras do Ensino Básico da rede pública e privada de Curitiba e Região Metropolitana, que já atuam em escolas entre 5 e 29 anos. Os resultados ainda estão sendo levantados e analisados e a pesquisa encontra-se em fase de campo.( Pedagogia , UNIBRASIL).

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia