A IMPORT NCIA DA LUDICIDADE E LITERATURA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Maiara Dias Leonor Correa Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
  • Amanda Valentin Bortolini
Palavras-chave: ludicidade; literatura; desenvolvimento infantil; projeto.

Resumo

No presente artigo propomos elencar os benefícios que os projetos que unem a Ludicidade e a Literatura trazem às crianças da Educação Infantil. Sendo assim, a  partir de uma experiência vivenciada na colônia de férias com crianças de 1 a 5 anos em uma escola de Educação Infantil de Curitiba em 2021, demonstraremos, por meio de um relato de experiência, como a Ludicidade e a Literatura podem ser trabalhadas de maneira prazerosa e significativa, proporcionando vivências que contribuam para o desenvolvimento da imaginação, da compreensão das emoções e sentimentos através da cultura lúdica e literária. O trabalho da literatura e ludicidade com as crianças de 1 a 5 anos vai além do senso comum de se ler histórias e brincar como distratores para a criança, pois quando unidas afloram a fantasia e fazem com que as crianças mergulhem no mundo do faz-de-conta e desenvolvam habilidades de empatia, sociabilidade e resolução de problemas, algo que já era citado como um jogo por Vygotsky (1998). Sendo assim, as histórias, quando trabalhadas juntas com o lúdico, sempre irão tratar problemas existenciais típicos da infância como medos, sentimentos e curiosidades, proporcionando espaços de experienciação e formação humana, assim contribuindo para que aprendam também sobre empatia, respeito e boa convivência, ampliando o olhar da criança para o seu próprio universo. Alguns autores que embasam essa pesquisa são Jean Piaget (1971); Lev Vygotsky (1998); Tizuko Morchida Kishimoto (2008) e Marta Moraes da Costa (2013). Desse modo, temos como objetivos: conceituar o que é literatura e ludicidade; estabelecer razões para trabalhar esses dois temas na Educação Infantil; analisar a trajetória das crianças frente ao relato de experiência; e principalmente medir os benefícios dos projetos de literatura e ludicidade quando trabalhadas juntas.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia