A INFLUÊNCIA DAS SETE ARTES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a influência das sete artes no desenvolvimento infantil, abordando a reflexão da arte como um elemento cultural na vida das pessoas, presente diariamente nas suas mais variadas formas: na arquitetura, na escultura, na pintura, na música, na literatura, na dança ou no cinema (HEGEL, 2001; RICCIOTTO CANUDO, 1923). Diante do exposto, o presente estudo propõe, além da apresentação das sete artes, ideias de atividades que estimulem o criar, imaginar, expressar, socializar e refletir, buscando exemplificar como envolver as sete artes no planejamento pedagógico na Educação Infantil, já que essa convivência e olhar artísticos são de suma importância desde bebê para que a criança vivencie a influência da arte como proposta de ensino (FUSARI E FERRAZ, 2009). Assim, pretende-se dar ferramentas ao professor para garantir o envolvimento das sete artes no planejamento pedagógico, mais especificamente em conceituar as sete artes e levantar possibilidades de propostas de atividades, promovendo a importância de ensinar artes e reconhecer as sete artes como suporte para auxiliar o progresso da criança. Acreditamos ser necessária a apresentação deste estudo, pois este permite ao profissional da educação um olhar mais sensível a partir das produções realizadas pelas crianças. A pesquisa contou com pesquisa bibliográfica exploratória nas bases Scielo e Google acadêmico, com o levantamento a partir das palavras chaves: sete artes; educação infantil; propostas pedagógicas; artes na educação, para, a partir da base teórica, apresentar propostas pedagógicas que embarquem as sete artes na EI. A apresentação dos dados, discussão e considerações estão em fases de elaboração e desenvolvimento, visto que seu término está programado para dezembro do ano de dois mil e vinte um.
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