A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Bárbara Feijó Lima Unibrasil
  • Jalini Colaço Cordeiro
  • Raissa Decher Bondaruk
Palavras-chave: Inclusão Escolar; Educação Especial; Autismo; Ludicidade; Educação; Educação Infantil.

Resumo

 

O respectivo artigo tem por objetivo compreender quais são as contribuições da ludicidade no desenvolvimento da criança com autismo na fase da Educação Infantil. Os autores que trarão a sustentação para a temática serão: Volkman; Wiesner (2018) trazendo a definição atualizada sobre autismo, características e tratamento, Lorenzo, Rodrigues, Lima (2019) sobre a inclusão de crianças dentro do espectro autista e Santos; Vieira (2017) ressaltando a importância do lúdico na educação infantil. A pesquisa terá enfoque qualitativo, mediante levantamento bibliográfico para profundar saberes referentes a ludicidade a brincadeira e ao jogo, bem como características quando as especificações de funcionamento e aprendizagem da criança diagnosticada com autismo. Também se valerá de aplicação de questionário observado as configurações possíveis da presença da ludicidade no encaminhamento pedagógico para a criança com autismo. Os resultados da pesquisa e considerações finais em construção.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia