DESAFIOS ENCONTRADOS NA PANDEMIA PELAS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ASSOCIAÇÃO MENINO DEUS.

  • Natalie Tenório Silveira Centro Universitário UniBrasil
  • Isabelly José Oliveira
  • Katilla Candida Cóser
Palavras-chave: Vulnerabilidade social; Pandemia do Corona Vírus; Ensino Remoto.

Resumo

A pesquisa surgiu à partir de questionamentos sobre a educação na pandemia para famílias em cenário fragilizado, neste sentido o estudo tem como objetivo analisar as diferentes realidades dos alunos e famílias em situação de vulnerabilidade social diante do Ensino Remoto, e suas relações com a escola em um novo contexto social.  Devido ao isolamento causado pelo Covid-19, tais situações trouxeram desafios e dificuldades tanto aos professores quanto aos alunos para darem continuidade à evolução do conhecimento anteriormente trabalhado presencialmente nos ambientes escolares. É importante pesquisar como famílias mais humildes e menos instruídas estão enfrentando tais dificuldades. Através de entrevistas com alunos, familiares e professores será analisado como foi o processo e quais os conflitos de ensino aprendizagem enfrentados por esses grupos. O trabalho utiliza uma amostragem do universo de alunos que frequentam a Associação Menino Deus que está localizada no município da Região Metropolitana de Curitiba (Piraquara) que trabalha com crianças de diversificadas idades com contraturno escolar. A pesquisa ainda está em construção, portanto não apresenta resultados, não obstante já se observa que professores, alunos e pais têm dificuldades muito próximas e comuns. A Educação diante da Pandemia do Covid-19 se reinventou e adaptou-se a uma nova forma de transmitir saberes. De maneira geral é fácil perceber que a construção feita por todos os setores educacionais, irão fazer parte de um novo conceito de escola. Contudo observar uma nova forma de ensinar e um novo jeito de estreitar os vínculos família escola se faz necessário, pois a pandemia revelou mais uma evidência de abismo social e de desigualdade socioeconômica vivida em todo o mundo. Para tanto a metodologia utilizada será realizada além de uma revisão bibliográfica, uma investigação exploratória de abordagem qualitativa onde se buscara através de questionários presenciais entender sobre perspectivas, vivencias, desafios e dificuldades enfrentadas. A Pesquisa é composta de entrevistas semiestruturadas onde as perguntas utilizadas serão 6, sendo elas 3 abertas e 3 fechadas, onde será aplicado a 5 professoras, 5 alunos e pais da associação Menino Deus. As reflexões e análises bibliográficas apresentadas embasam-se em Souza (2020), Arruda (2020), Batista e Silva (2013).

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia