QUALIDADE DE VIDA E RELATO DE QUADRO ÁLGICO EM PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM FIBROMIALGIA CADASTRADOS EM ATENDIMENTOS DE FISIOTERAPIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR.

  • Gabriele Selhorst UniBrasil
  • MARIA EDUARDA FERRARINI
  • SANDRA DIAS
Palavras-chave: Qualidade de Vida, Quadro álgico, Fibromialgia, Pandemia

Resumo

A síndrome da fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas. (PROVENZA, et al., 2004). A Fibromialgia vai além de suas características dolorosas, afetando também o âmbito psicossocial, limitando o indivíduo em vários aspectos do dia-a-dia necessitando de tratamento e acompanhamento (SILVA, 2012). Pelo cenário da pandemia da COVID-19, o isolamento social e possível cessação de tratamentos rotineiros, o presente estudo tem como objetivo verificar rotina e questões relacionadas a qualidade de vida da população de pacientes com fibromialgia. O estudo é uma pesquisa de campo, quantitativa observacional descritiva, coorte,  aprovada antecipadamente pelo comitê de ética sob o número CAAE: 46182921.4.0000.0095, em mulheres adultas acima de 18 anos com diagnóstico clinico confirmado de Fibromialgia e devidamente cadastradas no sistema único de saúde de uma unidade Básica de Saúde/Academia de saúde, de uma cidade da região metropolitana de Curitiba-Pr. Para coleta de dados, será utilizado como instrumento: uma anamnese simples, questões sobre dados demográficos, socioeconômicos, clínicos e  para avaliação da qualidade de vida o questionário validado SF-36. Os integrantes serão recrutados, a partir de cartazes e através dos contatos disponibilizados pelo próprio local da pesquisa. Os instrumentos serão disponibilizados pela plataforma “Google Forms”. Serão divididas em dois grupos GRUPO A, mulheres na mesma faixa etária cadastradas no mesmo local e sem diagnóstico específicos ou patologia e o GRUPO B, de mulheres com diagnóstico específico de fibromialgia, no qual serão realizadas o mesmo tipo de participação. O projeto terá como base, a seguinte ordem: 1) Recrutamento do público alvo;2) Ciência do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);3) Coleta de dados dos questionários respondidos;4) Análise de dados;5) Conclusão e considerações finais. A pesquisa encontra se em fase da coleta de dados, com recrutamento até o momento de 22 indivíduos, destes, 3 (três) negaram a participação na pesquisa, 5 (cinco) não retornaram, 14 (quatorze) já responderam os instrumentos. Após concluída a coleta os resultados serão analisados, discutidos e correlacionados com pesquisas recentes sobre o tema, a fim de compreender a situação vivenciada por esta população após Pandemia de COVID-19.

Referências

SILVA, Thaísa Angélica Déo da; RUMIM, Cassiano Ricardo. A fibromialgia e a manifestação de sofrimento psíquico. Revista Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 12, n. 3-4, dez. 2012.
PROVENZA JUNIOR, et al. Fibromialgia. Rev. Bras. Reumatol, [S.I.], v. 44, n. 6, p. 443-449, dez. 2004.
CUNHA, Samira Veras; MEDEIROS, Rebeca Galdino; SILVA, Rosangela Lago da; GOUVEIA, Guilherme Pertinni de Morais. A eficácia da fisioterapia na ansiedade em indivíduos com fibromialgia: revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, Parnaíba- Pi, v. 51, p. 1-17, jun. 2020.
Publicado
2021-11-19
Seção
Fisioterapia