UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

  • Ava Moreira de Lima UniBrasil
  • Maria Luísa Rossi Rocha UniBrasil
  • Francielle da Silva
Palavras-chave: Evasão escolar; abandono; causas; escola; família.

Resumo

A pesquisa tem por objetivos apresentar um levantamento bibliográfico acerca da evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil, realizar um levantamento das possíveis causas da evasão e abandono escolar e compreender qual o papel do diretor no processo de retenção dos alunos. Considerando o impacto que a evasão escolar causa na educação e na vida das pessoas, a presente pesquisa se justifica pela importante reflexão acerca dos causadores desse problema que afeta grande parte da população. Mesmo a educação sendo um direito estabelecido e garantido pela própria Constituição Federal, a evasão e o abandono escolar são um dos principais problemas que afetam a educação no nosso país. No contexto escolar, a evasão caracteriza um momento em que o aluno abandona o ensino, deixando de frequentar as aulas por algum motivo. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2020, das 50 milhões de pessoas com idades entre 14 e 29 anos, dez milhões, ou seja, 20% delas, não tinham terminado alguma das etapas da educação básica, principalmente pretos e pardos. Nesse aspecto, destacamos a necessidade de discussões mais aprofundadas sobre o tema de pesquisa. Como embasamento teórico da pesquisa, recorreu-se aos estudos de Filho (2017), Araújo (2017) e França (2021), entre outros autores que versam sobre evasão e abandono escolar. Para se chegar aos objetivos propostos, como metodologia, o estudo apresenta características qualitativas, com uma revisão bibliográfica, por meio de buscas em periódicos e livros. A pesquisa ainda em fase de desenvolvimento, apresenta algumas considerações que merecem destaque: alguns fatores foram identificados como possíveis causadores da evasão escolar; no que tange ao papel do diretor no processo redução da evasão se entende que estabelecer uma relação entre a família e a escola e realizar o acompanhamento das aulas e do desempenho individual e coletivo dos alunos é uma estratégia que pode causar impactos positivos nesse contexto.

Referências

FILHO, Raimundo Barbosa Silva; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e Abandono Escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, páginas 34-48, janeiro-junho, 2017.
IBGE mede o problema nacional da evasão escola. Jornal Nacional, 15 de agosto, 2020. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/notícia/2020/07/15/IBGE-mede-o-problema-nacional-da-evasao-escolar.ghtml. Acesso em 06/09/2021.
FRANÇA, Luísa. Evasão Escolar no Brasil: O papel do gestor na retenção dos alunos. Blog Somos Par, 2021. Disponível em: http://www.somospar.com.br/evasao-escolar-no-brasil. Acesso em 05/09/2021.
QUAIS as funções de um Diretor Escolar no dia a dia? Blog Escola em Movimento. Disponível em: http://escolaemmovimento.com.br/blog/gestao-escolar-quais-sao-as-funcoes-de-um-diretor-no-dia-a-dia. Acesso em 05/09/2021.
Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia