A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PÓS CIRURGIA CARDÍACA: REVISÃO DE LITERATURA

  • Talita Beatriz Ghiotto Unibrasil
  • Thayse Zerger Gonçalves Dias
Palavras-chave: Cirurgia cardíaca; Pós-operatório; Fisioterapia

Resumo

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo desenvolvido, e sua ocorrência tem aumentado de forma epidêmica nos países em desenvolvimento. Pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio desenvolvem, em sua maioria, disfunções pulmonares pós-operatória com redução importante dos volumes pulmonares, prejuízos na mecânica respiratória, diminuição na complacência pulmonar e aumento do trabalho respiratório, além disso podem desenvolver fraquezas físicas como cansaço para caminhar por um longo período ou ao realizar suas atividades diárias. A fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca tem como principais objetivos a reabilitação da funcionalidade cardiopulmonar e a recuperação da qualidade de vida desses pacientes. Esse estudo tem por objetivo realizar uma revisão de literatura de forma integrativa sendo caracterizada  um método que tem como finalidade sintetizar resultados obtidos em pesquisas sobre um tema ou questão, de maneira sistemática, ordenada e abrangente, entretanto esse estudo foi realizado para identificar a eficácia da intervenção fisioterapêutica precoce em pacientes de pós-operatório de cirurgia cardíaca, identificar quais os  recursos manuais mais aplicados durante essa fase hospitalar para melhora significativa a função cardiorrespiratória; A busca de artigos científicos foi realizada em bases de dados indexadas, Lilacs, pubmed e scielo, abordando publicações dos últimos 3 anos. Utilizou-se os seguintes descritores associados ao operador boleano AND: cardiac surgery, postoperative e physiotherapy. O estudo elencou como critérios de inclusão: artigos originais que abordam cinesioterapia motora e respiratória de forma manual, com foco adulto, artigos que possuem na integra com abordagens fisioterapêuticas, sendo excluídos artigos que não correspondem aos descritores, logo aqueles que se direcionam a fase infantil, artigos relacionados a revisões de literatura, artigos em duplicidade, artigos que trazem a utilização de recursos eletro terapêuticos. Os resultados estão em elaboração bem como a conclusão deste artigo.

Referências

Cavenaghi, Simone et al. Fisioterapia respiratória no pré e pós-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery [online]. 2011, v. 26, n. 3
Fortes, João Vyctor Silva et al. Effects of Inspiratory Muscle Training Using an Electronic Device on Patients Undergoing Cardiac Surgery: A Randomized Controlled Trial. International Journal of Cardiovascular Sciences [online]. 2021, v. 34.
Lisboa, Luiz Augusto F. et al. Evolução da cirurgia cardiovascular no Instituto do Coração: análise de 71.305 operações. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online]. 2010, v. 94, n. 2 , pp. 174-181.
Lima, Ricardo de Carvalho et al. Diretrizes da cirúrgia de revascularização miocárdica valvopatias e doenças da aorta. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online]. 2004, v. 82, suppl 5 , pp. 1-20.
Publicado
2021-11-19
Seção
Fisioterapia