O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFESSORES E METODOLOGIAS UTILIZADAS
Resumo
A pesquisa surgiu a partir de observações das autoras perante a educação da matemática na educação infantil, o artigo tem como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas por professores da educação infantil para lecionar a Matemática e, ainda, analisar as metodologias utilizadas por eles para superar tais dificuldades como por exemplo a utilização de materiais concretos e de que maneira os professores inserem a matemática no cotidiano das crianças. Notamos que de acordo com pesquisas realizadas pelo “Programa Internacional de Avaliação de Alunos” (PISA), O Brasil decaiu muito ao longo dos anos na questão do ensino da matemática, pois a maioria dos alunos avaliados se encontram no nível básico de conhecimentos matemáticos, o que os tornam muitas vezes incapazes de resolverem questões simples. Dada a importância da educação infantil para o desenvolvimento e aquisição das habilidades cognitivas das crianças de 0-5 anos de idade, colocamos os aspectos necessários para que se possa proporcionar o desenvolvimento integral dessas crianças para alcançar os objetivos propostos no estudo fez-se primeiramente uma pesquisa de referencial teórico que permitiu analisar como se dá o trabalho de construção dos conceitos matemáticos. Em seguida, através de uma metodologia qualitativa exploratória, serão aplicados questionários semiabertos a 6 professores da rede pública e privada de Curitiba e região metropolitana. A pesquisa encontra-se em fase de campo. As reflexões e análises apresentadas embasam-se em kamii (1990), Soares (2004), Freire (2009), Lorenzato (2011), Toledo (2010) Piaget (1972) Pais (2006).
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