INTERFACES E DESAFIOS EM MEIOS AS ESPECIFICIDADES DO SUJEITO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

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  • Aila Castro de Moraes
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Ensino Fundamental. Inclusão Escolar. Mediação.

Resumo

O artigo tem como finalidade compreender a partir da literatura científica e da prática pedagógica do professor formas de mediação para a criança do ensino fundamental – anos iniciais, diagnosticadas com autismo, deflagrando interfaces e desafios em meios as especificidades do sujeito com Transtorno do Espectro Autista/TEA. Os autores utilizados para sustentação teórica são: APA (2013) e Volkmar; Wiesner (2018) referente aos conceitos, características e processos de mediação, Caminha; Vera (2016) sobre a importância da intervenção precoce; e Lorenzo; Rodrigues; Lima (2019) sobre a inclusão escolar de crianças com TEA.  A temática será abordada mediante pesquisa qualitativa envolvendo levantamento bibliográfico sobre a temática e aplicação de questionários para professores do ensino fundamental – anos iniciais que tiveram a experiência na mediação de estudantes com TEA. Resultados e considerações finais estão em fase de construção.

Publicado
2021-11-19
Seção
Pedagogia