APHANTASIA

LINGUAGEM, IMAGEM E O FUNCIONAMENTO PSÍQUICO

  • Jessica Magari Ferazza Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: aphantasia, psicanalise, linguagem, imagem, memoria

Resumo

As imagens mentais possuem um papel importante no desenvolvimento humano, já que estão relacionadas à memorização, aprendizagem e com a relação social. Porém, existe uma pequena parcela da população que possui uma disfunção chamada Aphantasia e/ou Afantasia, que significa a incapacidade de visualizar, recordar e criar imagens mentais sem a presença do objeto. Com base no problema mencionado, o objetivo deste trabalho é fazer uma investigação acerca das teorias biológicas e humanas, principalmente na implicação do processo psicanalítico destes indivíduos que não possuem a capacidade de recordar detalhadamente suas memórias imaginativas, pois possuem a denominada mente cega. O trabalho foi construído com bases bibliográficas diante da temática para uma possível reflexão hipotética dos temas mencionados. Possuí o intuito de chegar a uma conclusão adequada, analisando as possibilidades de um processo psicanalítico satisfatório para os portadores desta irregularidade.

Biografia do Autor

Jessica Magari Ferazza, Centro Universitário Unibrasil

Estudante de Psicologia do Unibrasi

Referências

BASTOS, Angélica. Sobre a lembrança: uma abordagem psicanalítica dos limites estruturais da memória. Red Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2000.

CROWDER, A. (2018). Diferenças na Capacidade de Visualização Espacial e Vividez de Imagens Espaciais entre Pessoas Com e Sem Aphantasia.

FALCAO, Luciane. Construções em análise hoje: a concepção freudiana ainda é válida?. Rev. bras. psicanál, São Paulo , v. 42, n. 3, p. 69-81, set. 2008 . Disponível em . acessos em 25 julho de 2022.

FRANCHI, Carlos. Linguagem-atividade constitutiva. Revista do GEL, p. 37-74, 2002.

KEOGH, R., & PEARSON, J. (2017). A mente cega: nenhuma imagem sensorial na aphantasia.

KUPERMANN, Daniel. A via sensível da elaboração. Caminhos da clínica psicanalítica. Cadernos de Psicanálise-CPRJ, v. 23, p. 31 citation_lastpage= 45, 2010.

LEÃO, Yara Amorim Souza. Resistência e Psicanálise. 1975. Disponível em: http://torodepsicanalise.com.br/site/wp-content/uploads/2017/01/Resistencia-e-Psicanalise.pdf. 25 julho de 2022.

MUNIZ, C. Afantasia, a incapacidade de visualizar imagens na mente, atinge cerca de 2,5% da população. Portal online Extra Globo, 2015. Disponível em: Acesso em 06 de agosto de 2022.




PARENTE, M. & AFFORTUNATI, A. A encenação dos sonhos: imagens de Freud e de Benjamin. Ágora (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 17, n. 1, p. 9-25, 2014 Disponível em . Acesso em 08 de julho 2022. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982014000100001.

PRADO, C. H. D. (2009). Reflexões sobre palavra, sentido e memória em Freud e Saussure. Ciências & Cognição, 14(1), 195-207.

QUOOS, S. R. C. (2008). A importância da percepção visual na aprendizagem como uma visão neuropsicopedagogica. Monografia de Especialização em Psicopedagogia, Universidade Tuiuti do Paraná.

SADALA, G., MARTINHO, M. H. A estrutura em psicanálise: uma enunciação desde Freud. Ágora (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 243-258, Dec. 2011. Disponível em: . Acesso 06 de agosto de. 2022. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982011000200006.

SANTOS, A. S. C. dos. Sobre imagens mentais e representações visuo-espaciais de objectos e ambientes. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 17, n. 2, p. 18-30, 2000. Disponível em: .Acesso em 10 de agosto de 2022.
Publicado
2022-11-28
Seção
Psicologia