LEVANTAMENTO DAS CLÍNICAS-ESCOLA DE CURITIBA PARA O TRATAMENTO DA SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA POR COVID-19

  • Thiago Ricetto dos Santos Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Flavia Gadotti Noronha Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
Palavras-chave: saúde mental, depressão, ansiedade, clínica escola, proposta arquitetônica

Resumo

Em 2020, a pandemia de COVID-19 impactou toda a população mundial. Pelo histórico do Brasil como país ansioso e depressivo, este artigo busca por dados sobre estes transtornos mentais comuns no contexto pandêmico. Na cidade de Curitiba, uma alternativa à demanda por atendimento psicológico são as clínicas-escola, que neste artigo, são devidamente levantadas, descritas e mapeadas, com a finalidade de utilizar estes dados para estabelecer uma proposta de intervenção arquitetônica na cidade. Este artigo traz um levantamento sobre a saúde mental no Brasil durante o período, adotando método descritivo, abordagem quantitativa, utilizando de levantamento e descrição das clínicas-escolas de Curitiba, com fontes primárias; utilizando também de referencial bibliográfico com base em fontes secundárias. Por último, conclui-se que a localização atual das clínicas-escola na cidade de Curitiba não favorece o atendimento em todas as regiões da cidade.

Publicado
2022-11-17
Seção
Arquitetura e Urbanismo