A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL E PORTUGAL NAS CIDADES DE COVILHÃ E CURITIBA: UM ESTUDO DE CASO.

  • Lucas Miniacci UniBrasil
  • Matheus Alberti UniBrasil
  • Taís Pastre UniBrasil
Palavras-chave: Qualidade de vida; WHOQOL-100; Profesores; Educação Física

Resumo

Este estudo aborda sobre qualidade de vida (QV) de professores de Educação Física buscando responder a seguinte indagação: Qual o estado da QV dos professores de Ed. Física do Brasil e Portugal atuantes na Educação Básica no período pós pandêmico? Para isso, utilizará o instrumento validado WHOQOL-100, a fim de aferir este nível QV entre dois professores de países distintos, já que se trata de um instrumento transcultural como também permitir que a partir dos resultados, seja levado em consideração a perspectiva de QV dos profissionais da educação.  Esta linha de pesquisa se justifica devido ao interesse mútuo dos pesquisadores sobre o tema, como também o fato de encontrarmos em um período pós pandêmico, possibilitando entender os efeitos na QV, pós pandemia, entre os professores de educação física na educação básica do Brasil e Portugal. Além disso, um dos acadêmicos pôde estar realizando um intercambio institucional em Portugal, dando a oportunidade de ocorrer a pesquisa em outro país e realizar uma comparação de dados, permitindo uma compreensão dentro do contexto educacional o qual a pesquisa se encontra. O desenvolvimento da pesquisa consiste primordialmente na aplicação do questionário do WHOQOL-100 que utiliza os 5 domínios: físicos, psicológicos, relações sociais, meio ambiente e espiritualidade / religiosidade / crenças pessoais. Com isso, será feita a tabulação de dados, tendo como critério seleção dos participantes da pesquisa de campo: ser professor de Educação Física da rede básica de ensino, sexo masculino, atuante em rede pública. Os dados do presente estudo, ainda não foram mensurados e estão em fase de construção e desenvolvimento.

Publicado
2022-11-23
Seção
Educação Física