PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO ACERCA DO ACESSO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

  • Eduarda Soares Unibrasil
  • Gabriela De Souza
  • Natalie Garcia Domingos
Palavras-chave: acesso aos serviços de saúde; atenção primária à saúde; enfermagem na atenção primária; unidades de pronto atendimento.

Resumo

Em 2006 o Ministério da Saúde (MS) publicou a primeira Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), sendo a Estratégia Saúde da Família (ESF) o modelo preferencial de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde, classificada como prioridade para a sua consolidação no país. Na estrutura da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a Atenção Básica à Saúde (ABS) tem caráter estratégico por ser o ponto de atenção com maior capacidade e potencial para reconhecer as necessidades de saúde da população e realizar a estratificação de riscos, que subsidiará a organização do cuidado em toda a rede. No Brasil, existem também as unidades de pronto atendimento (UPAs) que, por falta de entendimento da população e das dificuldades enfrentadas pela APS, acabam exercendo papel de porta de entrada. Quando o serviço do PA é ofertado aos usuários com queixas clínicas não urgentes ou emergentes, é caracterizado como uso incorreto desse serviço. É importante, para a enfermagem, a diminuição de saturação de leitos, o que torna o trabalho no PA focado para o que realmente se enquadra em Urgências e Emergências, assim o atendimento aos pacientes, em UPAs, realmente ocorre com precisão e rapidez. O usuário, tendo consciência que pode recorrer à Atenção Primária, será possível alcançar a saúde para todas e todos sem agir sobre os determinantes sociais, econômicos, ambientais e comerciais da saúde. O objetivo do estudo foi identificar a percepção dos usuários atendidos em Unidades de Pronto Atendimento 24h acerca do acesso à Atenção Primária à Saúde. Foi realizada uma revisão integrativa, seguindo cinco fases: 1ª fase: elaboração da pergunta norteadora; 2ª fase: busca ou amostragem na literatura; 3ª fase: coleta de dados; 4ª fase: discussão dos resultados e 5ª fase: apresentação da revisão integrativa. Os estudos foram separados em critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. A busca pelos artigos ocorreu por meio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), BDBTD e SCIELO, mediante a consulta aos DECs (Descritores de Assunto em Ciências da Saúde), ligados ao conector booleano AND. Foram selecionados 5 artigos. A partir dos temas abordados nesses artigos, foram elencadas duas categorias de avaliação: obstáculos e fatores estressores no atendimento das UBS e casos que poderiam ser atendidos nas UBS e não nas UPAs. Com o estudo de revisão, identificou-se que os usuários atendidos em unidades de pronto atendimento 24h, buscam uma fácil acessibilidade ao atendimento médico, acesso rápido aos exames, rápida medicação, economia de tempo, sendo que a Unidade Básica de Saúde não corresponde a esse imediatismo do usuário.

Publicado
2022-11-25
Seção
Enfermagem