OZONIOTERAPIA NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DOR LOMBAR – REVISÃO DE LITERATURA

  • cibele wilges unibrasil
  • DANIELE PRESTES ALVES PINTO UNIBRASIL
  • Rachel Schettert de Camargo UNIBRASIL
Palavras-chave: dor lombar; ozonioterapia; fisioterapia.

Resumo

Uma das causas de incapacidade funcional e ausência do trabalho é a dor nas costas, gerando uma alta demanda nos serviços de saúde mundial, sendo um desafio para médicos e fisioterapeutas devido a sua fisiopatologia heterogênea. A grande maioria dos pacientes que sofrem de dor nas costas, a dor se localiza na região lombar, podendo acometer ou não os membros inferiores. Existem vários métodos de tratamento fisioterapêutico para a redução da dor lombar, e dentre eles, destaca-se a ozonioterapia. Esta técnica utiliza uma mistura de gás oxigênio medicinal e ozônio, produzido a partir de oxigênio puro, depois de passar por um gradiente de tensão. Seus benefícios incluem um efeito anti-inflamatório, devido a microvascularização local, reduzindo assim a isquemia e o edema ocasionados pelo processo inflamatório tecidual.  O presente estudo tem como objetivo verificar a utilização da ozonioterapia como forma de tratamento fisioterapêutico em indivíduos com dor lombar. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed Central, em artigos indexados no período de 2012 a 2022. Foi realizado uma busca no formulário avançado com os termos dor lombar e ozonioterapia e dor lombar e tratamento de ozônio, bem como os termos em inglês low back pain, ozone therapy e ozone treatment. Para a seleção dos artigos, foi realizada uma análise exploratória de seus abstracts, onde foram excluídos os artigos que não continham os dois descritores. Após a análise exploratória, foi realizada uma leitura dos resumos dos artigos selecionados, onde foram excluídos estudos duplicados, que não abordavam o tema da correlação com a dor lombar e ozonioterapia ou dor lombar e tratamento por ozônio, artigos que não estavam disponíveis na integra. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma análise minuciosa de suas metodologias. Os dados foram organizados em tabelas, utilizando o Microsoft Excel e analisados por estatística descritiva. Foram encontrados um total de 1.547 artigos, sendo que 680 artigos foram excluidos por não conterem os descritores no abstract low back pain e ozone therapy e 849 artigos por não apresentarem os descritores low back pain e ozone treatment. Além disso, 15 artigos foram excluídos por não terem correlação com o tema de pesquisa.  Resultaram apenas 3 artigos para leitura na íntegra. Após a análise dos resultados, pôde-se observar que existe correlação da ozonioterapia com a melhora da dor lombar, devido sua ação de modulação da dor, através da reação do gás com os tecidos biológicos, ativando o sistema antinociceptivo que agem diretamente na dor. Entretanto recomenda-se a realização de mais estudos de campo com amostra mais significativa para melhores resutlados.

 

Referências

ALMEIDAl, D.C. KRAYCHETE, D.C. Dor Lombar -uma abordagem diagnostica. Revista Dor, abril -junho 2017. Disponível em: Acesso em 01 de abr. de 2022.

BOCCI, Velio. Ozone: a new medical drug. Berlin: Springer, 2005.

DASTE, C. LACLAU, S. BOISSON, M. SEGRETIN, F. FEYDY, A. MARTINE, M. COLAU, L. RANNOU, F. NGUYEN, C. Intervertebral disc therapies for non-specific chronic low back pain: a systematic review and meta-analysis. Ther Adv Musculoskelet Dis, julho/2021 Disponível em: Acesso em: 13 Mar. 2022.
Publicado
2022-11-28
Seção
Fisioterapia