NEUROEDUCAÇÃO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Danielle Piffar Leal Unibrasil
  • Mara Juliana Gonçalves dos Santos de Lima
Palavras-chave: neuroeducação; conceitos; prática pedagógica; ensino-aprendizagem.

Resumo

Nas últimas duas décadas, a neuroeducação e a aplicação do conhecimento da neurociência receberam muito interesse para uso no campo da educação. E, apesar do avanço das pesquisas, atualmente os conceitos básicos da neuroeducação são pouco conhecidos por parte dos professores da educação infantil. Assim, esse trabalho de pesquisa trata de uma revisão sistemática de literatura, a fim de destacar os conceitos básicos da neurociência que podem contribuir para a prática de professores da educação infantil. Observando-se que tais conhecimentos, no âmbito da prática pedagógica, uma vez que, podem auxiliá-los em suas práticas pedagógicas, permitindo a aprendizagem integral de seus alunos. Também, o presente estudo trata sobre o fenômeno da atenção e suas implicações na aprendizagem da criança até cinco anos de idade. Para tanto, foram pesquisados artigos, lidos capítulos de livros e artigos como revisão de literatura. Dentre os autores lidos, Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra (2011), que abordam a importância da relação dos conhecimentos da neurociência e da educação, estabelecendo diálogos entre os fundamentos neurocientíficos com o processo ensino-aprendizagem, com o propósito de contribuir para o sucesso ou o insucesso de algumas estratégias pedagógicas, no caso, dos professores da educação infantil. Segundo os autores, Pantano & Zorzi (2017), o estudo da Neurociência considera o conhecimento das funções cerebrais indispensáveis para o estímulo de um desenvolvimento cognitivo saudável. Sabendo que o cérebro se reorganiza constantemente, em acordo com os estímulos externos, o desafio é facilitar a absorção do estímulo correto e positivo. Os autores afirmam que os primeiros mecanismos para tal absorção são a atenção e a memória. O presente estudo encontra-se em desenvolvimento.

 

Publicado
2022-11-29
Seção
Pedagogia