METODOLOGIAS ATIVAS – ROTAÇÕES POR ESTAÇÃO

  • Gabriela Maria Silva dos Santos Centro Universitário Unibrasil
  • Jéssica Francisca Abreu Nunes
Palavras-chave: Metodologias Ativas; Rotação por Estações; Aprendizagem; Estratégias; Ensino Tradicional; Educação Infantil.

Resumo

O presente estudo trata da Metodologia Ativa Rotação por Estações, que apesar de ser uma metodologia muito conhecida e utilizada no Ensino Médio e no Ensino Superior, ainda não vem sendo trabalhada na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. As metodologias ativas surgiram na década de 1980, como alternativa a uma tradição de aprendizagem passiva, onde havia apenas a apresentação oral dos conteúdos, as metodologias ativas surgem como estratégias de ensino. Nelas o professor passa a ser mediador do processo e deixa de ser visto apenas como transmissor de conhecimento. Existem várias estratégias de ensino e a aprendizagem, dentre estas, citamos as metodologias ativas que trazem diferentes abordagens e benefícios para educadores e educandos, especialmente as estações por rotação. Apesar da popularização das Metodologias Ativas,  faltam estudos sobre sua aplicabilidade principalmente na Educação Infantil. Diante disso, o presente trabalho pretende compreender as possibilidades do uso da Rotação por Estações na Educação Infantil, por meio da aplicação de um plano de aula baseado nesta metodologia para alunos de uma turma de Infantil 4 de uma escola particular de Pinhais/PR. A partir das reflexões de Silberman (1996) e VICKERY, A. Pretende-se fazer uma análise qualitativa propondo a aplicação de um plano de aula em uma instituição de Ensino privado. Escolhemos explorar mais sobre a Metodologia de Rotação por Estações com o objetivo de possibilitar a vivência dos alunos, afim de desenvolver competências, habilidades e autonomia em crianças de uma turma de infantil 4, além de apresentar este recurso a demais professores. Esta pesquisa não possui resultados.

Publicado
2022-11-29
Seção
Pedagogia