O PAPEL DA GESTÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

  • Stefany Clarice Schumacker Bezerra Unibrasil
  • Juliana Gâmbaro
Palavras-chave: educação; inclusão; transformação; características

Resumo

O papel da gestão na educação inclusiva é muito importante pois, as ações da gestão impactam diretamente no aprendizado e na resolução das necessidades dos estudantes de inclusão. A gestão democrática escolar está ligada diretamente a valorização do trabalho pedagógico de forma conjunta com a comunidade escolar. Dessa forma, são necessárias ações sociais solidárias e de cooperação e divisão de trabalho, a fim de buscar uma transformação social e reafirmação de valores e objetivos para os educandos.  No entanto, é preciso analisar o marco histórico da educação inclusiva, para obtermos algumas respostas referentes aos direitos conquistados pelas pessoas que integram a educação especial. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivos: i) levantar as práticas da gestão para a efetivação da educação inclusiva; ii) conceituar os tipos de gestão democrática e suas características; iii) compreender os princípios da gestão democrática que se aplicam na prática escolar inclusiva; iiii) conhecer as ações do diretor na efetivação da legislação educacional que se respalda a educação inclusiva a partir da comparação do formulário ou observação nas escolas. A partir das reflexões dos autores: Paro (2001), Teixeira (2000), Sassaki (1999), pretende-se usar da metodologia qualitativa, elaborando um questionário  online, onde professores, gestores e diretores escolares possam participar respondendo algumas questões de forma objetiva, possibilitando ao final da pesquisa mencionar desafios e possibilidades da gestão no processo de inclusão a partir das dados coletados, destacando aspectos do processo da educação inclusiva. A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento, não sendo possível apresentar os resultados, porém já é possível constatar que o papel da gestão é fundamental para a efetivação do processo de educação inclusiva.

Publicado
2022-11-29
Seção
Pedagogia