A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

  • Kamile Raspini de Mattia UniBrasil
  • Fernanda Pereira da Silva
Palavras-chave: sala de recursos; altas habilidades; superdotação; inteligência;

Resumo

O presente artigo pretende abordar o funcionamento da sala de recursos multifuncional voltada para alunos com Altas Habilidades e Superdotação e seu impacto na vida desses estudantes. A principal motivação se deu a partir uma experiência pessoal com um aluno diagnosticado com Altas Habilidades, o que despertou o interesse para conhecer mais sobre esta temática. Diante do aumento de diagnósticos e políticas públicas direcionadas à Educação Especial, surgiu a proposta de implementação de uma sala de recursos multifuncional, que são espaços físicos com atendimento especializado voltado para o ensino por meio de estímulos para as necessidades específicas de cada estudante. Os autores de base utilizados para compor a pesquisa são: Howard Gardner (1994), que contextualiza inteligências como a capacidade para resolver problemas e elaborar produtos, levando-nos ao conceito das sete inteligências (inteligência linguística, musical, lógico-matemática, espacial, corporal sinestésica, intrapessoal e interpessoal) e Joseph Renzulli (2004) abordando que a  influência da interação pode ser relativamente limitada ou pode ter um efeito altamente positivo e extremamente motivador sobre determinados indivíduos. A partir destes conceitos surgiram as Altas Habilidades e Superdotação que se caracterizam pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades evidenciadas no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas. A pesquisa que está em andamento, tem enfoque qualitativo e se utiliza de abordagem bibliográfica e exploratória por meio de entrevista com um ou mais professores de Curitiba e região metropolitana, atuantes em salas multifuncionais. Com o objetivo de identificar os procedimentos utilizados para o ingresso e atendimento do estudante com Altas Habilidades e Superdotação, bem como seus benefícios.

Publicado
2022-11-29
Seção
Pedagogia