MATERIAS MONTESSORIANOS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COMO ADAPTÁ-LOS A DIFERENTES REALIDADES ECONÔMICAS

  • Claudiane Fernanda Silva Unibrasil
  • Letícia Cristina Cardoso
Palavras-chave: Maria Montessori; Materiais; Confecção; Matemática;

Resumo

O método Montessori vem se popularizando devido ao seu trabalho voltado à autonomia e liberdade de escolha das crianças. Porém, ainda é considerado um método de alto custo de implantação, principalmente no que tange seus materiais específicos.Maria Montessori criou variados materiais para auxiliar o desenvolvimento das diversas capacidades das crianças, apesar de parecerem simples, possuem medidas, formas e cores específicas, além de possibilitarem o isolamento de uma qualidade a ser trabalhada (cores, grandeza, texturas, etc) e o controle do erro.Diante disso, esse trabalho tem por objetivo desenvolver um Mini manual contendo alguns dos principais materiais que tratam da alfabetização matemática montessoriana como forma defacilitar a sua produção, com materiais alternativos, e orientar seu uso, visando manter a sua qualidade a um menor custo e explicar a forma adequada de utilizá-los no dia a dia das salas de aula de ensino regular, mantendo dessa forma a eficiência do material mesmo em ambientes “não Montessorianos”.OMini manual pretende viabilizar o uso destes materiaispor mais professores em diferentes níveis e instituições de ensino.Serão 10 materiais que serão apresentados e terão versões alternativas de confecção, e que abrangem diferentes graus de dificuldade, desde o reconhecimento dos números e suas proporções à realização de contas simples de adição, subtração, multiplicação e divisão. A escolha dos materiais se deu com base nas apresentações e descrições de Montessori em suas publicações, como em Pedagogia Científica (1965), A Mente da Criança (2021) e Psicoaritmética (versão em italiano, 2008).É muito importante ressaltar que ao trabalhar com os materiais montessorianos em qualquer etapa da vida, deve-se levar em consideração que a criança é um ser humano em desenvolvimento que necessita como tal ser tratado com essa dignidade, dessa forma, ao manusear os instrumentos e explicar seu funcionamento ao aluno a professora deve ser o mais clara, exata e sucinta possível, buscando sempre utilizar-se dos termos corretos para que ele os encarne, como dizia MONTESSORI (1965), por isso a importância de um manual de confecção e apresentação e não apenas de instruções de montagem.

Publicado
2022-11-29
Seção
Pedagogia