A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ana Caroline Braga De Souza UniBrasil
  • Danielle
Palavras-chave: Inclusão, Aluno, Surdo, Escola, Sociedade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever como ocorre a inclusão de alunos surdos na rede escolar de Curitiba, na etapa do ensino fundamental, por meio de um estudo de caso. As acadêmicas interessaram-se por este tema devido a recorrente observação das dificuldades vivenciadas por professores e alunos nas classes regulares de ensino para obter os resultados satisfatórios de uma educação de fato formadora. Na observação que será realizada para a conclusão do estudo de caso, pretende-se analisar quais são as estratégias que vêm sendo desenvolvidas pelos educadores para incluir os alunos sem gerar a segregação, verificando ainda se existe algum material, técnica ou metodologia específica abordada para promover o desenvolvimento integral desse aluno. Com este artigo espera-se relatar a forma de como o aluno surdo convive na sociedade ouvinte dentro da escola inclusiva e os seus diferentes graus de surdez, já que a educação é um direito de todos sem distinção regulamentado por lei. O estudo em questão é de base qualitativa, em pesquisa de cunho exploratório envolvendo, dessa forma, levantamentos bibliográficos compatíveis e também em pesquisa de campo que se realizará através de um estudo de caso que para isso iremos realizar 4 observações em sala de aula de uma escola de Curitiba com inclusão de alunos surdos no ensino fundamental , o qual irá possibilitar descobertas significativas a respeito do tema em questão escolhido, além de discutir e avaliar as alternativas e/ou de confirmar o que já é conhecido para então podermos obter uma sociedade séria, democrática e mais inclusiva.

Publicado
2022-11-29
Seção
Pedagogia