HEMILAMINECTOMIA COMO TRATAMENTO DE DISCOPATIA TORACOLOMBAR EM CÃO: RELATO DE CASO

  • Rafaela Ribas Marinho Centro Universitário Unibrasil
  • Thalita Capalbo Milléo Polasek
Palavras-chave: discopatia; hemilaminectomia; canino.

Resumo

A discopatia toracolombar é uma enfermidade neurológica, causada pela degeneração condroide do núcleo pulposo dos discos intervertebrais, podendo levar a extrusão ou protusão do conteúdo do disco e consequente compressão da medula vertebral, levando a alterações no sistema nervoso do animal, que variam de acordo com a localização da lesão e da quantidade de conteúdo extravasado. Alterações clínicas como paraplegia, paraparesia, hiperestesia de membros torácicos, perda de propriocepção e de dor profunda podem observadas. O diagnostico baseia-se nos sinais clínicos, anamnese, exame físico e exames complementares como radiografia, tomografia e ressonância magnética. O tratamento depende do tempo, tipo, grau e extensão da lesão, variando entre medicações, intervenções cirúrgicas e terapias alternativas. O prognóstico varia de reservado a desfavorável, e em casos cirúrgicos, depende do tempo da perda de percepção de dor profunda até a intervenção cirúrgica de descompressão medular. Tendo em vista a quantidade de abordagens clínicas e cirúrgicas para esta enfermidade, o objetivo deste trabalho foi abordar o método de hemilaminectomia para descompressão do canal medular em um canino, fêmea, sem raça definida, de 18,2 kg e 11 anos de idade. Paciente realizava tratamento conservador anteriormente com Gabapentina durante três meses, porém chegou ao hospital com paraplegia de membros pélvicos e fenômeno de Schiff-Sherrington, caracterizado pela hipertonicidade e hiperextensão dos membros torácicos. Em exame físico, foi observado presença de dor profunda, mais perceptível em lado esquerdo. Foi realizado radiografia e tomografia computadorizada, onde foi constatado alterações em região de L2 e L3. Foi realizado procedimento de hemilaminectomia do lado esquerdo, onde foi retirado resquícios do núcleo pulposo do canal medular. Após intervenção cirúrgica e sete dias de internação pós cirúrgica, teve alta médica. Foi prescrito Gabapentina, Prednisolona e Dipirona, com associação de acupuntura e fisioterapia, onde paciente demonstrou progresso, voltando aos poucos com movimento dos membros pélvicos. Conclui-se que o correto diagnóstico da discopatia a partir dos sinais clínicos, exame físico e em conjunto com exames complementares é essencial para a escolha da abordagem mais adequada para cada caso, sendo determinante para o sucesso do tratamento e bem-estar do paciente.

Referências

DA SILVEIRA, S. D., BATSCHKE, C. F., MINUZZO, T., et. al. Hemilaminectomia como tratamento de discopatia toracolombar canina: Estudo retrospectivo e relato de caso. PubVet. V.14 No. 04 p. 141. 2020.
FERREIRA, M. M. G., AVANTE, M. L., ROSA, B. R. T., et. al. Discopatia Toracolombar. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária. Periódicos Semestral. Ano VI, No. 10. 2008.
GONSALEZ, P. P. B., Lesão Medular Aguda e Crônica em Cães. Monografia. FMU. São Paulo, 2009.
HAYASHI, A. M. Estudo clínico da eficácia da acupuntura no tratamento da discopatia intervertebral tóraco-lombar em cães. Monografia. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. 2006.
Publicado
2022-11-28
Seção
Medicina Veterinária