DESIGN EMOCIONAL APLICADO À BRINQUEDOTECA DO COLÉGIO CENECISTA

  • Jhennifer MORAES
  • Josiane FERNANDES
Palavras-chave: brinquedoteca, design emocional, mobiliário

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade identificar a aplicação do design emocional na brinquedoteca do colégio Cenecista João Batista Lovato Sobrinho localizada em Colombo-PR. Para o seu desenvolvimento foi tomado como base o livro “Design Emocional” de Donald A. Norman explorando os três níveis do design: Visceral, comportamental e reflexivo, e ainda para uma maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi tomado como referência o artigo “Brinquedoteca: Um espaço de desenvolvimento e aprendizado” de Fraga e Buemo (2012), que compreende o tema brinquedoteca em aspectos pedagógicos e lúdicos. Também foi realizada uma entrevista com a professora Aline Gonçalves, que leciona na escola, com o intuito de buscar informações sobre a relação das crianças com o espaço, procurando verificar as sensações causadas pelo Design Emocional em cada um de seus níveis, apresentadas por Norman. Para analisar a aplicação do design emocional no espaço foram observados os itens de forma isolada (mobiliário, paredes, cores, formas), verificando a presença de cada nível. Durante a análise da brinquedoteca, foram identificados dentro do espaço a presença apenas do nível comportamental em alguns itens. Com relação as informações passadas pela professora sobre a sua observação da relação das crianças com o espaço, o resultado obtido foi positivo com relação ao interesse em estar na brinquedoteca, e na interação com o mobiliário, confirmando assim que, nos itens em que o design emocional está aplicado de forma mais marcante, as crianças demonstram mais interesse, possibilitando o descobrimento de si mesmo e suas capacidades. Dessa forma, conclui-se que a criação e montagem de uma brinquedoteca, baseada no design emocional, resulta em um ambiente mais atraente e dinâmico, influenciando na criatividade, interação e propício para a brincadeira.
Publicado
2016-06-09