TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTES QUEIMADOS: REVISÃO DE LITERATURA

  • Letícia Teodoro de Souza UNIBRASIL
  • Carmen Danielle Kamaroski de Oliveira UNIBRASIL
  • Rachel Schettert de Camargo UNIBRASIL
Palavras-chave: queimado, fisioterapia e terapia física.

Resumo

Introdução: As queimaduras são lesões que afetam o tecido cutâneo causada por agentes térmicos, como calor, eletricidade, produtos químicos ou outras origens. De acordo com o Ministério da Saúde (2018), estima-se que cerca de 1.000.000 de pessoas são acometidas anualmente por algum tipo de queimadura. De acordo com o nível de comprometimento do tecido cutâneo, as queimaduras podem ser classificadas de primeiro, segundo e terceiro grau. Sendo que as queimaduras de segundo e terceiro grau levam a fibrose tecidual, podendo levar o indivíduo a incapacidade. As cicatrizes e contraturas resultantes podem alterar a imagem corporal gerando prejuízos psicológicos significativos. Dentro deste contexto, a abordagem fisioterapêutica do paciente queimado, busca reestabelecer a funcionalidade do indivíduo por meio da cinesioterapia para melhora a mobilidade articular, flexibilidade e força muscular. Objetivos: Verificar os principais métodos de tratamento fisioterapêutico em pacientes queimados, por meio de uma revisão de literatura. Metodologia: Foi realizada uma busca bibliográfica na base de dados Scielo e Pubmed, em artigos indexados no período de publicação compreendido entre os anos de 2013 a 2023, com os termos queimado, terapia física e fisioterapia, bem como os seus termos em inglês burn, physical therapy e physiotherapy. Foi realizada uma análise exploratória dos artigos por meio dos seus abstracts, onde foram excluídos os artigos que não possuíam os dois descritores. Após a análise exploratória, foi realizada uma leitura dos resumos dos artigos selecionados, onde foram excluídos estudos duplicados, que não abordavam o tema da correlação com o tema de pesquisa, e artigos que não estavam disponíveis na íntegra. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma análise minuciosa de sua metodologia, e os dados foram organizados em tabelas e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foram encontrados um total de 369 artigos, onde 332 foram excluídos pois não continham os descritores no abstract. não terem correlação com o tema de pesquisa. Após a leitura na integra, 25 artigos foram excluídos por apresentarem correlação com o tema de pesquisa, resultando para este estudo apenas 12 artigos. Os métodos fisioterapêuticos utilizados nos artigos foram mobilização precoce e treinamento ambulatorial, fisioterapia respiratória, exercícios para amplitude de movimento ativo e passivo com e sem realidade virtual, exercícios resistidos e cardiovasculares. Conclusão: A intervenção fisioterapêutica nas lesões de pacientes queimados é de extrema importância, sendo elas para reduzir sequelas deixadas pela lesão, melhora de qualidade de vida e da integração física e psicológica do indivíduo na sociedade.

Referências

SANTANA, Cintia Monique Lima. Et Al. Importância da fisioterapia na reabilitação do paciente queimado. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(4):240-5.
GUIRRO, Elaine, GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia Dermato-Funcional: Fundamentos, Recursos, Patologias. São Paulo: Manole, 2004.
Sociedade Brasileira de Queimaduras. Primeiros cuidados às queimaduras. Inverburns. 2021
ADVISORY, Subcommittee et al. ISBI Practice Guidelines for Burn Care, Part 2. Burns: journal of the International Society for Burn Injuries, v. 44, n. 7, p. 1617, 2018.
KHADEM-REZAIYAN, Majid et al. Epidemiology of severe burns in North-East of Iran: how is the burn size different in a developing country from developed ones?. : How is the burn size different in a developing country from developed ones?. Burns Open, [s.l.], v. 4, n. 1, p. 4-9, jan. 2020.
Publicado
2023-10-31
Seção
Fisioterapia