EFEITOS DA INTERVENÇÃO COM LASERTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE ABDOMINOPLASTIA

  • Mariana Grohs UNIBRASIL
  • Luana Kaufamann UniBrasil
  • Derliane Glonvezynski dos Santos UniBrasil
Palavras-chave: Abdominoplastia;, Laserterapia;, Cirurgia de Contorno Corporal

Resumo

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal objetivo melhorar a estética e a funcionalidade da parede abdominal. Nessa cirurgia é realizada uma incisão suprapúbica com a deslocação do umbigo para remover o excesso de tecido subcutâneo e o reparo dos músculos abdominais. Contudo, a abdominoplastia é uma cirurgia invasiva e, em decorrência desta característica, algumas complicações pós-cirúrgicas como infecção, dor, edema e inflamação podem ocorrer. Por conta dessas intercorrências, que podem ocorrer no pós-operatório, é necessário encontrar intervenções para prevenir as complicações e acelerar o processo de recuperação do paciente. Dentre as abordagens de tratamentos fisioterapêuticos disponíveis, destaca-se a laserterapia, técnica que consiste na emissão de comprimento de onda vermelha sobre o tecido para acelerar o processo de cicatrização, restruturação e reparação do tecido, reduzindo as dores e o edema. Dentro deste contexto, este estudo teve como objetivo verificar os efeitos da intervenção com laserterapia de baixa intensidade no pós-operatório de abdominoplastia, por meio de uma revisão de literatura. Para a realização deste estudo foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Foram utilizados os descritores definidos através do site DECs, BVS e National Library of Medicine, sendo as palavras-chave pesquisadas em português foram abdominoplastia, cirurgia de contorno corporal e laserterapia, bem como as correlatas em inglês abdominoplasty, abdominal contour surgery e laser therapy.  A pesquisa englobou artigos, monografias, dissertações e teses relacionadas ao tema. Os artigos apresentaram efeitos positivos no processo de cicatrização das feridas, principalmente pela redução do tempo de recuperação da lesão e melhora da estética da pele após tratamento com laserterapia. Porém, apesar de apresentar resultados promissores, ainda há necessidade de mais pesquisas para estabelecer protocolos específicos de tratamento e compreender totalmente seus mecanismos de ação na recuperação pós-operatória da abdominoplastia.

Referências

HUNECKE, P. et al. Clinical outcome of patients undergoing abdominoplasty after massive weight loss. Surgery for Obesity and Related Diseases, v. 15, n. 8, p. 1362–1366, 2019.
MATARASSO, A.; MATARASSO, D. M.; MATARASSO, E. J. Abdominoplasty: classic principles and technique. Clinics in plastic surgery, v. 41, n. 4, p. 655–672, 2014.
NOGUEIRA, V. C. et al. Laser e ultra-som na cicatrização em pacientes submetidos a abdominoplastia. Anais do XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação [online], p. 18–19, 2007.
COSTA, V. Laserterapia e ultrassom no tratamento pós-operatório da cirurgia plástica de abdominoplastia: Revisão de literatura. Pós-graduação em Fisioterapia Dermato Funcional–Faculdade Cambury, 2014.
Publicado
2023-10-31
Seção
Fisioterapia