CONTRIBUIÇÕES DA NATAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA

  • Thawane de Lima Hayachi Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Taís Patre
  • Vitória Calomeno
Palavras-chave: Natação; Crianças; Desenvolvimento motor; Infância.

Resumo

Introdução: A fase da infância é um momento de descoberta do mundo através de experiências e movimento, e existem diferentes fatores que afetam de forma positiva ou negativa no desenvolvimento motor de crianças. As experiências as quais são submetidas, a tarefa física exigida, o ambiente onde está, e as alterações biológicas, que estão acontecendo de forma intrínseca, podem gerar alterações no comportamento motor. No leque de atividades as quais as crianças podem apresentadas, a natação trata-se de uma delas. A natação é uma atividade física baseada na capacidade de se locomover na água. A água está presente na vida do ser humana desde a vida uterina, e logo ao nascer os bebês podem apresentar movimentos coordenados de braços e pernas quando introduzidos de decúbito ventral na água, dando início ao deslocamento aquático, ou seja, as crianças possuem familiaridade com esse ambiente, e um estímulo motor prévio. Ademais, a prática da natação pode ser indicada para todas as idades, e possui mínimas restrições. A partir disso, percebe-se a importância de entender quais são os benefícios da modalidade, afim de orientar a prática de forma adequada. Justificativa: Com base nesses pressupostos, buscaremos responder a seguinte problemática: de que maneira a natação pode contribuir para o desenvolvimento de crianças? Privilegiando os professores da área, para que possam entender a importância de sua intervenção, além de favorecer o desenvolvimento motor e social de crianças inseridas nesse contexto. Objetivo: Analisar quais são as contribuições da natação para o desenvolvimento de crianças, apresentar os conceitos que embasam a discussão do tema, selecionar artigos através da busca sistematizada, análise e categorizar os artigos científicos que estudam natação e desenvolvimento motor, e posteriormente apontar os resultados e discuti-los. Metodologia: A pesquisa tem caráter qualitativo e descritivo. O caminho seguido para atingir os objetivos propostos foi uma revisão bibliográfica, por busca sistematizada, dentro das bases de dados Porta Capes, e Scielo, a partir das combinações das palavras-chaves: natação e crianças; natação e infância; e natação e desenvolvimento motor. Os critérios de inclusão utilizados foram somente artigos originais, escritos na língua portuguesa, e dentro do recorte temporal dos últimos dez anos (2012-2022). Os critérios de exclusão foram artigos fora do recorte temporal estabelecido, e escritos em outra língua. Após a aplicação dos filtros, e critérios de exclusão, foram selecionados 10 artigos para análise. Resultados: Esta pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento e não possui resultados e discussão, porém, a partir da pré análise dos artigos, já é possível ver um consenso sugerindo um efeito positivo da prática da natação no desenvolvimento motor de crianças.

Publicado
2023-10-30
Seção
Educação Física