O EXERCÍCIO FÍSICO NA REABILITAÇÃO PÓS CIRÚRGICA DE LCA

  • Jhonatan Alexandre Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Marcelo Pereira
  • Ricardo Souza
Palavras-chave: Tendões patelares; tendões posteriores de coxa; Reabilitação lca; Reabilitação de lesão lca

Resumo

As lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) são uma ocorrência frequente principalmente no meio esportivo, e a reconstrução deste ligamento é de fundamental importância para a restauração da estabilidade articular do joelho. Quando necessária a reconstrução do LCA pode ser realizada por diferentes técnicas que diferem entre si quanto ao local de retirada do enxerto, cuidados na reabilitação, tempo de recuperação e risco de reincidência. Cabe ao médico a decisão de qual técnica adotar, entretanto essa escolha impacta no processo de reabilitação. As duas principais técnicas de reconstrução envolvem a retirada do enxerto do tendão do quadríceps ou do tendão do grácil e semitendíneo. Sendo assim, como é de suma importância para o processo de reabilitação compreender as diferenças entre as técnicas é fundamental que o profissional de Educação Física compreenda os processos de reabilitação e tenha a capacidade de identificar as diferenças na intervenção e na recuperação em ambos os casos. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão narrativa para compreender o papel do exercício físico no processo de reabilitação pós cirúrgica de reconstrução de LCA, fornecendo uma análise atualizada das evidências. A metodologia utilizada se trata de uma pesquisa bibliográfica em artigos mais recentes (últimos 3 anos) tendo como base de dados as plataformas Scielo e PubMed, com a inclusão de documentos tanto em português quanto em inglês. O mecanismo de triagem adotado envolve a análise dos títulos, resumos e artigos na íntegra, mantendo aqueles que ao final de tal processo atenderem os critérios de inclusão. Os resultados serão analisados considerando a natureza quali-quantitativa da presente revisão, com uma discussão qualitativa dos principais pontos, destacando as informações mais importantes presentes em cada um dos estudos analisados. Mesmo sem a conclusão da presente revisão é possível sugerir que não exista uma técnica ideal, apesar da maioria dos cirurgiões atualmente preferirem aquela que utiliza os músculos posteriores da coxa como doadores do enxerto.

Referências

ABDALLA, R. J.; MONTEIRO, D. A.; DIAS, L.; CORREIA, D. M.; COHEN, M.; FORGAS, A. Comparação entre os resultados obtidos na reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho utilizando dois tipos de enxertos autólogos: tendão patelar versus semitendíneo e gracil. Rev Bras Ortop, v. 44, n. 3, p. 204-207, 2009.

MATSUMOTO, H.; SUDA, Y.; OTANI, T.; NIKI, Y.; SEEDHOM, B. B.; FUJIKAWA, K. Roles of the anterior cruciate ligament and the medial collateral ligament in preventing valgus instability. J Orthop Sci, v. 6, n. 1, p. 28-32, 2001.
Publicado
2023-10-30
Seção
Educação Física

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>