A ANÁLISE DO POSICIONAMENO TÁTICO E SUA INFLUÊNCIA NAS DEMANDAS FISIOLÓGICAS DOS JOGADORES DE FUTEBOL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Kauan Ribas Lourenço Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Gustavo Grummt Vicente
  • Taís Pastre
Palavras-chave: futebol; demandas físicas; scout; análise estatística de dados

Resumo

O futebol é a modalidade mais popular do mundo, que movimenta a economia e ocupa um papel social importante para muitos países. De forma mais profunda podemos dizer que é composto por diversas demandas que estão relacionadas, entre elas observa-se as questões táticas e físicas da modalidade. Entender essa relação permite aos treinadores e preparadores físicos interpretarem informações fisiológicas dentro de um jogo de futebol a partir do que se vê taticamente, sejam essas informações individuais ou coletivas. As decisões tomadas pelos atletas são baseadas em informações ecológicas que estão relacionadas com a complexidade do futebol, o que envolve o modelo de jogo, as propostas táticas e a postura do time adversário dentro da partida. Diferentes posicionamentos táticos resultam em diferentes demandas físicas, e essa compreensão possibilita a melhora no desenvolvimento do jogo, no desempenho individual dos atletas e permite diferentes leituras e estratégias de jogo, como superioridades numéricas ou vantagens espaciais. Por isso, o objetivo do presente estudo é relacionar os diferentes posicionamentos táticos dentro de um jogo de futebol com as consequências fisiológicas decorrentes deles e a partir disso desenvolver um olhar crítico e aprofundado dessa relação. Para tal, será realizada uma revisão sistemática nas seguintes bases de dados: Portal Capes e Google Acadêmico com a combinação de palavras-chaves “Futebol”, “Análise Estatística de Dados”, “Scout” e “Futebol”, “Demandas físicas”. Este trabalho ainda se encontra em desenvolvimento e por isso não apresenta resultados e conclusões finais.

Referências

SANTOS, Anderson David Gomes dos. Os três pontos de entrada da economia política no futebol. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, p. 561-575, 2014.
TEIXEIRA, José Eduardo et al. Integrating physical and tactical factors in football using positional data: A systematic review. PeerJ, v. 10, p. e14381, 2022.
DOS SANTOS CUNHA, Giovani. Aspectos físicos e fisiológicos do jovem jogador de futebol. Revista brasileira de fisiologia do exercício, v. 7, n. 1, p. 29-36, 2008.
DA COSTA, Israel Teoldo et al. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, p. 657-668, 2
009.
RIC, Angel et al. Dynamics of tactical behaviour in association football when manipulating players' space of interaction. PloS one, v. 12, n. 7, p. e0180773, 2017.
Publicado
2023-10-30
Seção
Educação Física