A Capoeira como desenvolvimento motor na infância

  • Suelen Camili de Campos Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Pamela de Almeida Akiama
  • Luize Moro
Palavras-chave: Capoeira; Desenvolvimento Motor e Capoeira; Capoeira e Infância; Educação Física Escolar.

Resumo

A capoeira iniciou como uma luta para expressar resistência dentro das senzalas, é uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. Se expandiu em terras brasileiras, principalmente das culturas indígena, negra e portuguesa, e se tornou um dos símbolos mais importantes do Brasil, segundo Daniel Granada (2020). Em 2014, a capoeira foi incluída no Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. De acordo com Lopes (1999, p.69) capoeira pode ser uma infinidade de possibilidades jogo, luta, arte, filosofia, religião, ética, dança, música e até história do Brasil. Para Freitas (2007), a capoeira é história, filosofia de vida, sentimento de brasilidade, música, dança, jogo, ritmo, amor, poesia, educação, é a arte de brincar com nosso corpo no tempo e espaço. Segundo Laura Aidar (2013) na prática da capoeira as pessoas são conduzidas a um contato direto com o movimento. Tradicionalmente, a capoeira é praticada ao ritmo do berimbau, um instrumento de corda, é comum que se utilizem instrumentos de percussão como acompanhamento. Hoje a capoeira é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira. A execução das atividades específicas da capoeira demonstra potencializar aspectos básicos da motricidade humana, segundo Paula e Campos (2006) O desenvolvimento da coordenação motora ocorre desde os primeiros meses de vida, sendo a infância a faixa etária mais favorável para isso, a prática do movimento nas séries iniciais é um caminho para que a criança possa compreender melhor suas habilidades e consiga adaptá-las a outras atividades dentro e fora da escola segundo Fabio José Antônio da Silva (2022). Com base nesses pressupostos, o objetivo geral desse trabalho é conscientizar e demonstrar o quanto é importante a capoeira em prol do desenvolvimento motor e cognitivo para crianças na infância e como objetivo específico: Mapear a produção cientifica que relaciona a infância, desenvolvimento motor e capoeira; identificar as metodologias de ensino da capoeira para a criança; Verificar e descrever os benefícios encontrados. A pesquisa em questão está em fase de desenvolvimento sendo a triagem por títulos e resumos, utilizamos os critérios de inclusão obtendo interpretação dos resultados para a finalização do texto.

Referências

UNESCO. “DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL”. 2002
CRUZ, M. M. S., Silva, J. dos S., & Marta, F. E. F. HISTÓRIA ORAL E CULTURA CORPORAL NAS PESQUISAS EM MEMÓRIA: revisão sistemática. Revista Eletrônica Cientí¬fica Ensino Interdisciplinar, 2020
LIRA, C. E. S, O IMPACTO DA CAPOEIRA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS, Brasília 2016
AIDAR, Laura. Capoeira. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/capoeira/. Acesso em: 16 ago. 2023
Publicado
2023-10-30
Seção
Educação Física

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