A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DA MULHER DURANTE E PÓS A MENOPAUSA

  • Ana Carlina Panho Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Felipe Kraiczek
  • Rodrigo Cibrari Prado
Palavras-chave: Qualidade de vida; atividade física; menopausa; pós menopausa.

Resumo

Na vida da mulher, existem marcos concretos e definidos que sinalizam fases da vida, a menopausa é um desses marcos. Durante e após o período da menopausa notam-se diversas modificações na mulher como mudanças de comportamento e modificações corporais, algumas apresentavam doenças crônicas não transitiveis como hipertensão arterial, diabetes mellitus e insuficiência cardíaca. A atividade física apresenta impactos positivos na qualidade de vida da mulher proporcionando benefícios à saúde mental e física, atuando nos principais domínios da vida. Estudos recentes também têm fornecido suporte a essa associação, realçando a importância da prática de atividade física para mulheres adultas e adultas maduras, melhorando inclusive a autoestima e o conceito que elas têm de si mesmas. Cada indivíduo é único e lida de formas diferentes na mudança. Entretanto, poucos estudos sobre essa temática foram produzidos no Brasil. O principal objetivo do trabalho é entender qual a importância da atividade física na qualidade de vida da mulher durante e após a menopausa. Esta é uma pesquisa de natureza Sistemática: existe uma sequência que permite a avaliação das publicações; começa com a identificação do problema e a agrupamento das variáveis, e então, o planejamento da pesquisa e a relação entre as variáveis encontradas; do tipo analítica: aquela em que envolve estudos e avaliações das informações em sua complexidade e de técnica de revisão: analisar, avaliar e assimilar a literatura já publicada .Os artigos serão selecionados com os seguintes critérios de inclusão: artigos em português, entre 1990 e 2023; nas seguintes bases de dados: Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde e Portal de Periódicos da Capes.

Referências

CANCELA, Diana Manuela Gomes. O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. 2008. 15 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Universidade Lusíada do Porto, Porto, 2007.
FECHINE, Basílio Rommel Almeida; TROMPIERI, Nicolino. O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUE ACONTECEM COM O IDOSO COM O PASSAR DOS ANOS. 2012. 27 f. Tese (Doutorado) - Instituto Federal do Ceará e Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
JORGE, Márcia de Mendonça. Perdas e ganhos do envelhecimento da mulher. 2005. 15 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, 2004. Cap. 11.
NETTO, Raquel Simões Mendes; SILVA, Camilla Santos da; COSTA, Dayanne; RAPOSO, Oscar Felipe Falcão. NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDADE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DE SAÚDE. 2012. 9 f. Tese (Doutorado) - Curso de Nutrição, Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2012.
Souza, N.L.S.A.de, & Araújo, C.L.de O. (2015, abril-junho). Marco do envelhecimento feminino, a menopausa: sua vivência, em uma revisão de literatura. Revista Kairós Gerontologia, 18(2), pp. 149-165. ISSN 1516-2567. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-S
Trench, B. & Santos, C. G. (2005, janeiro/abril). Menopausa ou menopausas? Saúde e Sociedade, 14(1), 91-100. Wilson, R. A. (1966). Eternamente feminina. São Paulo: Edameris.
TRENCH, Belkis; ROSA, Tereza Etsuko da Costa. Menopausa, hormônios, envelhecimento: discursos de mulheres que vivem em um bairro na periferia da cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil. 2008. 10 f. Tese (Doutorado) - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Recife, 2008. Cap. 8.
THOMAS, Jerry; NELSON, Jack; SILVERMAN, Stephen. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 478 p.
Publicado
2023-10-30
Seção
Educação Física