OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA PESSOAS COM FIBROMIALGIA

  • Sarah Maluche Teixeira Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Kevilin Ribeiro de Andrade Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Rodrigo Cribari Prado Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Fibromialgia ; Atividade Física ; Exercício Físico

Resumo

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Síndrome de Fibromialgia provoca dores musculares e articulares difusas, afetando cerca de 2,5% da população segundo a Organização Mundial da Saúde, acometendo principalmente mulheres entre 30 à 50 anos de idade. Nesse sentido, o exercício físico pode se apresentar como uma alternativa de tratamento não farmacológico em suas diferentes características: exercícios aeróbicos, resistidos ou de flexibilidade e alongamento. Pensando nisso, é importante fazer um comparativo entre as modalidades que possam contribuir com a melhora nos sintomas da síndrome, e de que forma podem ser executadas. O trabalho tem como objetivo identificar se o exercício regular pode desempenhar melhora na Síndrome da Fibromialgia, além de analisar e comparar as variáveis relativas às diferentes modalidades de exercícios físicos. A pesquisa será uma revisão narrativa, e as bases de dados de busca foram, SciELO, BVS e PubMed, utilizando as palavras-chave “Fibromialgia”, “Atividade Física” e “Exercício Físico”, com as seguintes combinações, “Fibromialgia AND Atividade Física” e “Fibromialgia AND Exercício Físico”. O recorte temporal é de 2010 a 2023. Serão incluídos artigos científicos em idioma Português, apenas de caráter experimental, ambos os sexos e sem limite etário, estudos contendo intervenções com exercícios físicos associados ou não ao uso de medicamentos. Processo de seleção: leitura dos títulos, exclusão de artigos duplicados, leitura dos resumos e leitura dos textos na íntegra. Os resultados ainda estão em desenvolvimento.

Referências

VALIM, Valéria. Benefícios dos exercícios físicos na fibromialgia. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 46, p. 49-55, 2006.
RIBERTO, Marcelo; PATO, Thais Rodrigues. Fisiopatologia da fibromialgia. Acta fisiátrica, v. 11, n. 2, p. 78-81, 2004.
OZGOCMEN S, Ozyurt H, Sogut S, Akyol O: Current concepts in the pathophysiology of fibromyalgia: the potential role of oxidative stress and nitric oxide.
Rheumatol Int 26(7): 585-97, 2006.
Sociedade Brasileira de Reumatologia. São Paulo, 31 ago 2022. Disponível em: <https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/fibromialgia-e-doencas-
articulares-inflamatorias/> Acesso em: 13 maio 2023.
American College of Rheumatology. Georgia. Disponível em: <https://rheumatology.org/patients/fibromyalgia> Acesso em: 13 maio 2023.
Publicado
2023-10-30
Seção
Educação Física