ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO:

DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

  • Julia Ganzert Unibrasil
  • Tieiny Araujo Silva Unibrasil
  • Fabiana Neves Unibrasil
Palavras-chave: Altas Habilidades; Superdotação; Três Anéis; Inteligências Múltiplas; anos iniciais.

Resumo

A educação inclusiva tem sido amplamente discutida ao longo dos anos, possibilitando que políticas educacionais sejam criadas com o objetivo de garantir oportunidades de aprendizagem para todos os alunos. Entretanto, ao se abordar o tema Altas Habilidades e Superdotação se percebe que os docentes encontram alguns desafios no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais que apresentam esse funcionamento. O presente estudo iniciou por meio de indagações das pesquisadoras sobre os desafios que estes docentes encontram referente ao trabalho pedagógico com alunos de Altas Habilidades e Superdotação no município de Colombo. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), garante a inclusão de alunos com deficiência, na qual, define como alunos de inclusão os que tenham deficiências, Transtorno Global de Desenvolvimento[1] e Altas Habilidades e Superdotação. Nesse sentido, se entende que o docente possui um papel importante no desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas para estes alunos, e assim, tornar o processo de aprendizagem escolar instigante aos mesmos. A pesquisa tem como objetivo identificar os desafios pedagógicos dos docentes, que atuam com alunos com Altas Habilidades e Superdotação em escolas no Município de Colombo-Pr. Para a contextualização sobre o tema foi usado estudos de teóricos como RENZULLI (1986;2004;2014) ao tratar da habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa, GADNER (1994, 2010) ao subsidiar o trabalho com as inteligências múltiplas e MENEZES (2022) ao abordar a diferença do termo que define os estudantes com Altas Habilidades dos estudantes com superdotação. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória descritiva de análise qualitativa, a partir de pesquisa de campo realizada por meio de entrevista com uma escola do município que possui alguma experiência com alunos de Altas Habilidades e Superdotação. Os resultados estão em processo de construção.

 

[1] Atualmente entendido por TEA/Transtorno do Espectro Autista.

Publicado
2023-11-01
Seção
Pedagogia