LETRAMENTO DIGITAL NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  • Letícia Anjos Unibrasil
  • Claudiani Cerino Unibrasil
  • Mariana Trautwein Unibrasil
Palavras-chave: educação; letramento digital; sequência didática; tecnologias.

Resumo

O presente estudo considera a perspectiva do letramento digital como uma nova e necessária prática educativa, direcionado às turmas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O foco primordial reside na problemática: Como ampliar o uso do letramento digital em salas de aula por meio de uma sequência didática. A relevância desse tema se dá em virtude da crescente imersão dos estudantes no mundo digital, por meio das Tecnologias de Informação Digitais que já permeiam todos os ambientes de relacionamento humano, conferindo assim, uma urgência à necessidade de os educadores ampliarem seu repertório de conhecimentos e competências referentes a essas tecnologias, a fim de acompanhar essa realidade e promover uma educação alinhada às demandas contemporâneas. Sendo assim, em busca de ampliar o conhecimento e uso consciente do letramento digital em sala de aula, é importante discorrer sobre os conceitos de letramento, multiletramento e letramento digital. Para alcançar esse objetivo, foi projetado um website para disseminar o conceito desse letramento, oferecendo um recurso adicional aos professores: uma sequência didática sugerida para trabalhar nuances de letramento digital em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As obras de Xavier (2005), Almeida (2005), Rojo e Moura (2012) embasam teoricamente a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa produto que ainda está em desenvolvimento, na qual o website está sendo cuidadosamente estruturado com o propósito de difundir o conhecimento sobre o letramento digital. Esse website permitirá o acesso à compreensão da sua importância e à razão pela qual é essencial trabalhá-lo. Além disso, está em andamento a elaboração da sequência didática, com a intenção de criar um guia metodológico coerente para a integração das tecnologias em sala de aula.

Publicado
2023-11-01
Seção
Pedagogia