A MATEMÁTICA E O USO DO MATERIAL CONCRETO

  • Elizabeth Christina Campos dos Santos unibrasil
  • Eloize Caroline Teixeira Dias Unibrasil
  • Grasiela Pereira da Silva Unibrasil
Palavras-chave: ensino da matemática, materiais concretos, aprendizagem, práticas pedagógicas

Resumo

 

De acordo com os dados apresentados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2021 com relação ao ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a proficiência caiu de 228 pontos apresentados em 2019, para 217 em 2021, uma redução de 11 pontos, considerando um cenário pós pandêmico. O SAEB pondera o reflexo das aulas não presenciais, o que ascende um alerta sobre a importância do uso de práticas educativas que proporcionam significado na aprendizagem. Diante disso a utilização de material concreto destaca-se com um recurso didático para aplicação de conteúdos em sala de aula, em suas diversas possibilidade de aplicabilidade no contexto escolar, como por exemplo: Ábaco, Material Dourado, Escala de Cuisenaire, Tangram, Blocos lógicos e Geoplano. Motivado pela disciplina de metodologia do ensino da matemática no curso de pedagogia, o tema despertou interesse entre as pesquisadoras levando a uma pesquisa bibliográfica em textos da temática, buscando embasamento em autores de renome como: Passos (2006), Lorenzoto (2006), D`Ambrósio (1999), Pontes (1994). Com a intenção de encorajar os educadores a empregarem abordagens na utilização de material manipulável ao lecionar matemática, estimulando o interesse dos estudantes e permitindo sua participação ativa. A pesquisa tem como objetivo investigar o uso dos materiais concretos no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, com o desafio e anseio de superar o ensino tradicional buscando meios de proporcionar aos alunos o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. Assim busca contribuir para que os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental do primeiro ano incorporem nas aulas de matemáticas estratégias para a utilização do material concreto por meio de metodologias que inovem o ensino da matemática. O levamento da pesquisa é identificação de práticas pedagógicas com o intuito de engajamento do uso de materiais concretos no ensino da matemática. A metodologia de pesquisa aplicado foi abordagem de análise qualitativa e exploratória, com enfoque na observação das abordagens e uso do material concreto nas aulas de matemática e entrevista ao docente atuante no primeiro ano do ensino fundamental anos dos iniciais de uma escola pública em Pinhais/PR.

 

Publicado
2023-11-01
Seção
Pedagogia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)