PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • FERNANDA WOSCH Unibrasil
  • Carolina Andrade Ferrante Unibrasil
  • Mariana Medeiros Trautwein Unibrasil
Palavras-chave: Letramento; Letramento Literário; Literatura; Práticas de Letramento; Educação Infantil.

Resumo

O conceito de letramento literário, apesar de ser um termo antigo, ainda é pouco conhecido pela comunidade escolar, sendo entendido como o processo de apropriação e assimilação da literatura enquanto linguagem carregada de sentidos e significados. Apesar de sua importância, seu uso especialmente dentro da educação infantil é limitado ou quase não trabalhado. Sendo assim, o presente estudo, além de conceituar e demonstrar a necessidade do Letramento Literário, apresenta possíveis práticas de letramento literário para professores atuantes na educação infantil, visto que muitas vezes o ensino da literatura infantil dentro dos Centros de Educação Infantil remete apenas à ensinamentos morais, comportamentais e pedagógicos, sem a preocupação da linguagem estética de apreciação da literatura. Esse cenário é agravado pela constatação de que muitos docentes enfrentam dificuldades na escolha e trabalho com obras lietrárias e desconhecem a relevância que o letramento literário assume em sua prática educacional. Deste modo, a presente pesquisa pretende auxiliar os professores a proporcionarem bons momentos literários em sala de aula, a partir de planos de aula que foram feitos com base nas pesquisas realizadas das práticas de letramento que já são existentes na educação infantil, e a partir dos dados levantados, com propostas de atividades voltadas para a exploração de diversos textos literários que circulam as diferentes esferas sociais, despertando desde cedo o interesse das crianças pela Literatura. A pesquisa é de caráter descritivo exploratório com análise qualitativa, baseada na coleta de dados por busca sistêmica em livros e artigos que abordam a temática. Para o embasamento teórico e bibliográfico foram utilizados estudos e textos de alguns autores como: Soares (2020), Cosson (2014) e Costa (2007). Com base na leitura e análise dos livros e artigos, foi observado a importância de proporcionar momentos enriquecedores de letramento literário durante a educação infantil. Essa prática estabelece bases sólidas para a formação de leitores tanto no contexto escolar quanto fora dele, permitindo que as crianças vivenciem a literatura em variados contextos e práticas sociais.

Publicado
2023-11-01
Seção
Pedagogia