INFLUÊNCIA DA AURICULOTERAPIA NOS SINTOMAS DE PACIENTES EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO
Resumo
Introdução: O câncer, sendo considerado o principal problema de saúde pública no mundo, muitas vezes é tratado através da quimioterapia, responsável por diversos efeitos adversos como dor, náuseas, anemia, vômitos e fadiga. Quando estes sintomas são graves, afetam a qualidade de vida do paciente e podem levar ao abandono do tratamento. Buscando promover a saúde do indivíduo através de formas de tratamentos humanizados e não medicamentosos, têm se empregado a auriculoterapia, terapia natural que através da estimulação de determinados pontos do pavilhão auricular, um microssistema do corpo, gera estímulo do córtex cerebral que, por reflexo, age equilibrando o organismo. Justificativa: Segundo Braga et al. (2024), a auriculoterapia é uma estratégia indispensável nos cuidados complementares ao paciente oncológico, trazendo efeitos positivos na redução de sua sintomatologia. Em virtude disso, surge a necessidade de uma pesquisa que aborde o tema, buscando ampliar o entendimento sobre a auriculoterapia no manejo dos pacientes oncológicos. Objetivo: Analisar a influência da auriculoterapia na redução dos sintomas provocados pelo tratamento quimioterápico em pacientes oncológicos. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, no período de janeiro a junho de 2024, através das bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO e CAPES. Os seguintes descritores foram usados em português: Auriculoterapia, Neoplasias e Quimioterapia e, em inglês: auriculotherapy AND neoplasms AND chemotherapy. Feitas as associações: auriculoterapia x neoplasias x quimioterapia. Os critérios de inclusão delimitaram-se por artigos originais publicados em português e inglês, na íntegra, publicados e indexados nas referidas bases de dados nos últimos 5 anos (janeiro de 2019 a dezembro de 2023). Os critérios de exclusão delimitaram-se por publicações com dados coletados a anos anteriores a 2019, não publicados na íntegra, que utilizassem métodos coadjuvantes à auriculoterapia. Resultados: Foram encontrados 25 artigos indexados nas bases de dados, sendo selecionados 6. O principal método de aplicação utilizado nos estudos incluídos foi através de sementes de mostarda. Foi possível verificar que a aplicação da auriculoterapia resultou na diminuição de sintomas como náuseas, vômitos, fadiga e dor, advindos do tratamento quimioterápico. Conclusão: As evidências na literatura comprovam a efetividade da aplicação da auriculoterapia na redução dos sintomas de pacientes em tratamento quimioterápico, proporcionando maior qualidade de vida. Entretanto, nota-se a necessidade de estudos mais rigorosos que estabeleçam protocolos de aplicação, contribuindo assim para a padronização da técnica e garantindo resultados mais consistentes e replicáveis em diferentes contextos clínicos.
Referências
RODRIGUES, P. L. DE O. et al. Auriculoterapia como prática integrativa e complementar a saúde no cuidado da ansiedade: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 12, n. 5, p. e21812541728–e21812541728, 22 maio 2023.
SUNG, H. et al. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA: Cancer Journal for Clinicians, Hoboken, v. 71, n. 3, p. 209-249, Feb. 2021. DOI 10.3322/caac.21660.
Copyright (c) 2024 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.