OS FATORES SOCIOAFETIVOS E SUA INTERFERÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA TERCEIRA INFÂNCIA
Resumo
A observação direta em sala de aula revela que muitas crianças enfrentam dificuldades de aprendizagem, frequentemente associadas à falta de desenvolvimento socioafetivo em seu meio social. Considerando o contexto atual da sociedade, observa-se uma crescente preocupação com a saúde mental e emocional das crianças. O termo "socioafetividade" refere-se às relações sociais e afetivas entre um indivíduo e outro. Além dessas relações, a socioafetividade envolve sentimentos, emoções e vínculos, que são desenvolvidos por meio das interações, criando assim a afetividade. Segundo Sarnoski (2014), o conceito de afetividade está relacionado a um estado psicológico da mente humana que se modifica a partir de situações vividas. O objetivo principal deste estudo é identificar os fatores socioafetivos que interferem no desenvolvimento cognitivo durante a terceira infância, especificamente no contexto escolar. Para que isso ocorra, é necessária a compreensão desses fatores, que são conhecidos como negligência. Benetti (2002) entende que a negligência parte de atos ou omissões que podem causar prejuízos psicológicos, cognitivos e físicos à criança. Dentro da negligência, podemos encontrar três tipos principais de violência, descritos por Azevedo e Guerra (2001) como: violência física, que é o uso da força contra a criança; violência sexual, que é vista como exposição ou ato de cunho sexual realizado por um adulto contra o mais vulnerável; e violência psicológica, é apresentada como todo ato de transferência negativa sobre a criança. Para o desenvolvimento da pesquisa, será adotada uma abordagem aplicada, com origens metodológicas exploratórias e descritivas, fundamentais para a compreensão dos fenômenos em estudo e para o formato claro dos aspectos investigados. Essa metodologia é fundamentada na análise de diversos recursos, como artigos científicos, livros e revistas especializadas, além da aplicação de um questionário que está em desenvolvimento. Como o estudo ainda está em andamento, os embasamentos teóricos utilizados não foram totalmente concluídos.
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