A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Marianne Leodoro da Silva UNIBRASIL
  • Natalia Aparecida Gaveliki
  • Fernanda Rodrigues Garcia Mundim
  • Flavia Diniz Roldão
Palavras-chave: inteligência emocional; jogos de tabuleiro; educação infantil; habilidades socioemocionais.

Resumo

O artigo visa demonstrar os benefícios e estratégias de trabalhar a inteligência emocional na educação infantil por meio do uso de um jogo de tabuleiro. A proposta é promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais desde a primeira infância, incentivando a empatia, o autoconhecimento e o controle das emoções de maneira lúdica e envolvente. Considerando que as crianças aprendem principalmente por meio de brincadeiras e jogos, propusemos a criação de um jogo que os educadores possam utilizar para fortalecer as competências emocionais. A metodologia a ser estudada se consistiu em duas fases, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica de literatura para a compreensão da importância da inteligência emocional na educação infantil e, de como os jogos de tabuleiro podem ser utilizados para auxiliar o entendimento dos desafios emocionais e para que as crianças construam conexões saudáveis com seus colegas. A pesquisa ainda está em desenvolvimento, a partir das teorias de autores como Daniel Goleman (1995), Howard Gardner (1994) e Eric Zimmerman (2012) a inteligência emocional desempenha um papel fundamental processo. Integrar a inteligência emocional no currículo por meio de atividades lúdicas e jogos que estimulem o desenvolvimento emocional prepara as crianças para enfrentar desafios no ambiente escolar e na vida pessoal.

Publicado
2024-10-28
Seção
Pedagogia