O O TREINAMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DO FUTVOLÊI

  • Yuri Zboranvski Soppa UNIBRASIL
  • Diogo Tagliamento
  • Dra.Taís Glauce Fernandes De Lima Pastre
Palavras-chave: Futvôlei, flexibilidade, velocidade, força e resistência.

Resumo

 

O TREINAMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DO FUTVOLÊI

 

Resumo

 

INTRODUÇÃO:  O futvôlei é uma modalidade esportiva que tem ganhado destaque não apenas nas praias brasileiras, mas também ao redor do mundo. Originário do Rio de Janeiro na década de 1960, o futvôlei combina técnicas do futebol e do vôlei, exigindo das praticantes habilidades específicas, como controle de bola, precisão nos passes, velocidade, força e agilidade nos movimentos. O desafio de controlar a bola com os pés e a cabeça, enquanto mantinha a fluidez característica do vôlei, rapidamente cativou os jogadores e deu origem a um novo esporte. Neste trabalho, exploraremos as regras fundamentais que governam o futvôlei, desde as dimensões da quadra e a contagem de pontos até as nuances das faltas e penalidades.  Compreenderemos como essas regras não apenas estabelecem o cenário para o jogo, mas também influenciam as táticas e as habilidades necessárias para alcançar o sucesso no futvôlei. Desde sua concepção inicial nas praias do Rio de Janeiro até sua disseminação global, o futvôlei tem sido caracterizado por uma adaptação constante de suas regras para refletir as demandas dos jogadores e a evolução do esporte. Ao final deste estudo abrangente sobre as regras do futvôlei, esperamos fornecer uma visão aprofundada e informada sobre este emocionante esporte de praia, destacando não apenas sua diversão e competitividade, mas também a importância das regras na promoção de um ambiente justo e equitativo para todos os praticantes. OBJETIVOS: Investigar e analisar as capacidades físicas necessárias para a prática eficaz do futvôlei, visando contribuir para o entendimento e aprimoramento da performance nesse esporte. Identificar as principais capacidades físicas demandadas na prática do futvôlei, tais como resistência, força, velocidade. Avaliar o nível de importância de cada capacidade física identificada para o desempenho dos jogadores de futvôlei, por meio de revisão bibliográfica e análise de especialistas. METODOLOGIA: A pesquisa em tela adota um delineamento qualitativo, conforme descrito por Creswell (2014), visando explorar e compreender a complexidade das regras e capacidades físicas no futvôlei. A abordagem qualitativa é adequada para investigar fenômenos esportivos, permitindo uma análise aprofundada dos aspectos técnicos e físicos envolvidos no futvôlei. A amostra consiste em artigos acadêmicos e estudos publicados entre 2014 e 2024. Os sujeitos indiretos desta pesquisa são jogadores de futvôlei, treinadores e estudiosos do esporte que são os focos dos artigos analisados. A seleção dos estudos considerou trabalhos que abordam especificamente o futvôlei, suas regras, capacidades físicas dos praticantes e metodologias de treinamento. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Em desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave: Futvôlei, flexibilidade, velocidade, força e resistência.

 

Referências

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101.
Creswell, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications.
Galvan, J. L. (2017). Writing literature reviews: A guide for students of the social and behavioral sciences. Routledge.
Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University.
Miles, M. B., Huberman, A. M., & Saldaña, J. (2014). Qualitative data analysis: A methods sourcebook. Sage publications.
Publicado
2024-10-22
Seção
Educação Física