UTILIZAÇÃO DAS AFAN NA ESCOLA

  • Aimée Karoline BOETCHER

Resumo

Na educação física escolar, vários documentos regem os conteúdos que devem ser trabalhados pelos professores de educação física obrigatoriamente, colocando inclusive, alguns “exemplos” de como pode ser trabalhado. É dever do professor, estudar esses documentos e explorar da melhor forma possível a maneira de aplicá-los em aula. Usar da criatividade é primordial para um bom desempenho da aula, porém, os professores prendem-se muito ao “normal”, ao que é de costume, ao que todos já conhecem e esperam da educação física. Mas, porque não inovar? É esse medo que os professores têm de inovar nas aulas que esta pesquisa tem o objetivo de abordar. O tema “Utilização das AFAN na Escola” é bastante pertinente, pelo fato de que as pessoas estão muito sedentárias e não tem vontade de realizar atividades físicas por conta da “monotonia” existente nelas, com a possibilidade de abordar este tema nas escolas, será possibilitado um conhecimento maior podendo inclusive mostrar aos leigos que as AFAN vão lhe expor a várias situações inusitadas, proporcionando então, uma maior adrenalina e emoções diferentes ao realizá-las. “Esse tema, além de proporcionar uma grande vivência para o aluno, no que diz respeito ao repertório motor, também ajuda na construção de valores sobre a educação ambiental, tendo em vista que os alunos se deparam com elementos novos e instigantes, repletos de desafios, no qual pode vivenciar diferentes emoções.” (TERUEL, 2011, p. 08). Pesquisando com diferentes posições hierárquicas, este trabalho tende a ser muito mais vantajoso, se conseguir mostrar aos participantes toda a relevância que as AFAN têm na escola, pois eles perceberão que a sua inclusão não é tão difícil, levando em conta que nos documentos que regem as escolas, existem conteúdos a ser trabalhados obrigatoriamente e que as AFAN poderão ser inclusas nesses meios. Este trabalho, tem por objetivo avaliar e analisar a visão que as AFAN têm no âmbito escolar, através de entrevistas com professores e alunos. A escolha do tema “Utilização das AFAN na Escola”, surgiu a partir da ideia de que as crianças e adolescentes não têm mais contato algum com a natureza e não são apresentados à atividades que tenham relação com esse ambiente. Cabe ressaltar, que a inclusão de tal tema nas escolas é de extrema importância e não foge do que os documentos orientam, inclusive, nos PCN’s é orientado que se tenha uma carga horária referente ao meio ambiente, podendo ser trabalhado de tal forma. Entretanto, esse trabalho ainda está em processo de produção durante a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, muitas coisas ainda devem ser pesquisadas e levantadas para novas discussões até o termino do mesmo.
Publicado
2016-06-13