DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM OLHAR PARA A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR
Um olhar para a Influência da Gestão Escolar
Resumo
A sustentabilidade busca atender as necessidades da sociedade atual, sem comprometer as gerações futuras. No que tange a educação, o processo deve ser semelhante, ao garantir que o conhecimento já adquirido ao longo dos anos possa se perpetuar e evoluir, sempre no patamar de garantir a sustentabilidade humana. Assim, por intermédio do presente trabalho, buscou-se contribuir para a sociedade, trazendo reflexões sobre o papel dos pais, escolas e profissionais da saúde no desenvolvimento infantil, em vista do desenvolvimento humano e intelectual das gerações futuras. Do ponto de vista gerencial, enfatizou-se a importância de uma gestão escolar atenta as necessidades infantis, considerando as individualidades das crianças e buscando trabalhar os seus potenciais de forma holística. Supõe-se que tal posicionamento além de gerar benefícios sociais, pode gerar vantagem competitiva as escolas. Objetivo: Analisar a literatura a fim de identificar os melhores métodos de gestão escolar, entender o processo de desenvolvimento infantil e de linguagem e desafios que a gestão escolar encontra nestes processos e por fim, realizar um estudo de caso que possa corroborar com os resultados encontrados na literatura. Resultados: Foram selecionados 48 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão determinados, além de livros que puderam cooperar com a base das informações e, por fim, entrevista semiestruturada, com o gestor da Escola da Colina Educação Infantil e Ensino Fundamental, Eco-Escola, localizada na cidade de São José dos Pinhais, PR. Discussão: O desenvolvimento infantil ocorre por meio do brincar e socializar, e embora as tecnologias eletrônicas estejam trazendo novas realidades e mudanças comportamentais importantes, estas não substituem as brincadeiras livres, pois contribuem diretamente para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Estes itens, em conjunto com a educação continuada de equipe administrativa e pedagógica e comunicação com os pais e comunidade são os atuais desafios da gestão, contudo, o modelo proposto pelo programa Eco-Escola, pode ser um caminho no auxílio destas questões. Considerações finais: O processo de ensino-aprendizagem infantil, por meio do brincar é fundamental para que a criança crie condições de desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. O desafio da gestão escolar é poder aliar todas as necessidades da criança em desenvolvimento num ambiente adequado, sendo um olhar externo à realidade da família, auxiliando e orientando-a a seguir os melhores passos para um desenvolvimento integral da criança em vista de um ser humano que possa contribuir com a sociedade que integra. Neste sentido, programas de desenvolvimento e sustentabilidade, tais como o programa Eco-Escola, podem ser uma maneira de aliar melhoria de gestão com um olhar holístico ao desenvolvimento infantil.
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