EDUCAÇÃO EM SERVIÇO SOBRE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE NO SETOR DE PRONTO ATENDIMENTO

  • Meizi Missora Tiago TAKAHASHI
  • Cintia da Silva MAZUR
Palavras-chave: Assistência ao paciente, Negligência, Enfermagem

Resumo

O atendimento em saúde é um processo composto por várias etapas, que envolvem múltiplos procedimentos de diagnóstico e tratamento executados por diferentes profissionais, essa complexidade é característica da atenção à saúde, assim exige que profissionais e serviços estabeleçam práticas seguras de identificação do paciente. Assim a finalidade do protocolo é garantir a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes, o processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para o qual se destina. Este trabalho faz parte da avaliação do Estágio Curricular Supervisionado II e encontra-se justificado que durante o estágio foi identificado erros de identificação de paciente, assim a enfermeira solicitou que o protocolo de identificação do paciente seja repassado para a equipe de enfermagem. O objetivo deste estudo é realizar educação em serviço sobre o protocolo de identificação do paciente utilizado no hospital para a equipe de enfermagem na tentativa de diminuir erros de identificação futuros. Trata-se de uma educação em serviço realizada com técnicos de enfermagem O presente projeto trata-se de uma educação em serviço direcionada a técnicos de Enfermagem nos dias 14 e 15 de agosto de 2015, nas dependências do Pronto Atendimento por meio de exposição dialogada, onde foi permitido que os técnicos de Enfermagem se manifestassem sobre questões de identificação do paciente, no final entregue uma palavra cruzada para avaliar a efetividade da atividade.  Os resultados estão em aperfeiçoamento, porém espera-se a diminuição de erros sobre identificação do paciente. Assim é de grande importância que a enfermeira conheça do protocolo de identificação do paciente da instituição, e quando necessário atualizar a equipe constantemente sobre o assunto, como também orientá-los no dia a dia.
Publicado
2016-06-13

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