O POTENCIAL DA MONITORIA NA GRADUAÇÃO: UM OLHAR SOB A LENTE DO PENSAMENTO COMPLEXO

  • Valtair Jose Paulo da Silva UNIBRASIL/ALUNO
  • Flávia Diniz Roldão UniBrasil/Professora
Palavras-chave: MONITORIA, EDGAR MORIN, PENSAMENTO COMPLEXO, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar um relato da experiência de monitoria desenvolvida pelo primeiro autor e supervisionado pela segunda autora na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Adulto e Velhice no segundo semestre de 2023.  Ocorreu no Curso de Psicologia do UNIBRASIL. Em paralelo às atividades práticas desenvolvidas, o monitor realizou um estudo de duas obras de Edgar Morin, a saber: “Os sete saberes necessários à educação do futuro” (2000) e “A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento” (2003). A partir da revisão de literatura buscou-se responder à seguinte questão: Há nestas obras de Morin fundamentos teóricos que possam contribuir com a prática de um monitor?  A justificativa para a realização deste estudo que buscou a associação entre teoria e prática, advém do interesse em compreender quais fundamentos do Pensamento Complexo podem auxiliar na sustentação de um processo de monitoria. Revisamos as referidas obras com a finalidade de realizar um levantamento de como essa relação teoria & prática, aparece nos textos e, de compreender como ela pode favorecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento individual do estudante. Nos livros, Morin apresenta os princípios de uma educação voltada para o desenvolvimento da capacidade de pensar de forma crítica, criativa e interdisciplinar. A partir da análise das obras, foi possível compreender que, para Morin (2000 & 2003), o processo educacional vai além da escuta e reflexão dos saberes, sendo um processo de compreensão profunda e crítica, que discute e integra diferentes áreas de conhecimentos e os diversos pontos de vista relacionados a uma temática estudada. Noções trabalhadas pelo autor, tais como: o conhecimento pertinente, ensinar a condição humana e o ensino da compreensão, são aspectos que foram desenvolvidos pelo aluno monitor em sua práxis, a partir da intenção de contextualização do que fora anteriormente aprendido. Essa tradução da teoria em sustentação da prática pedagógica ocorreu na interação social entre o aluno monitor e os demais estudantes da turma, e na atividade prática do monitor ao experimentar o papel de docente na atividade de monitoria. Os resultados deste trabalho sugerem a monitoria como um pilar fundamental para a formação, pois permite ao estudante construir o seu saber de forma pertinente, interpessoal e criativa, desenvolvendo sua autonomia e responsabilidade no processo de aprendizagem, aspectos apreendidos pelo monitor em seus estudos do Pensamento Complexo Conclui-se que as referidas obras de Morin aqui destacadas contribuem com aprendizados importantes ao processo de monitoria, ao propor a valorização do pensar criativo, crítico e transdisciplinar, e colocando-os como elementos essenciais no processo de aprendizagem.

Referências

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2000.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Publicado
2024-10-28
Seção
Psicologia