É POSSÍVEL EM UMA SITUAÇÃO DE CONFLITO, UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA?

  • Leandra Santos Zeni UNIBRASIL
  • Flavia Diniz Roldão UNIBRASIL
Palavras-chave: Formação de Servidores Municipais, Relato de Experiência, Comunicação Assertiva, Comportamento

Resumo

O objetivo do trabalho é partilhar uma vivência de estágio obrigatório desenvolvida pela primeira autora no nono período do Curso de Psicologia do Unibrasil Centro Universitário, e supervisionado pela segunda autora. Foi realizado na Secretaria Municipal de Educação no primeiro semestre letivo de 2024, com os Secretários das Escolas e Centros de Educação Infantil do Município de Piraquara. Trata-se de um relato de experiência. Realiza a comunicação de um momento formativo que favoreceu reflexões coletivas sobe a temática “Comunicação Assertiva Não Violenta”. Buscou-se trabalhar junto aos secretários esse modo de comunicar e favorecer relações que foi desenvolvido pelo Psicólogo Marshall Rosemberg. Esta prática formativa usou metáforas inspiradas nas ideias elaboradas pelo referido psicólogo, tais como, a do comportamento da girafa e do chacal nas relações, porém, estas metáforas foram adaptadas ao contexto brasileiro incluindo uma análise do comportamento do gato. O objetivo desta prática formativa foi proporcionar uma compreensão abrangente da comunicação assertiva, suas características e a importância dessa habilidade nas interações humanas. Especificamente, buscamos psicoeducar para a comunicação assertiva e, diferenciá-la de outros estilos de comunicação, como a passiva e a agressiva, evidenciando como a comunicação assertiva contribui para relacionamentos mais saudáveis, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, promovendo um ambiente de respeito mútuo e compreensão. A escolha de abordar a comunicação assertiva se justifica pela sua relevância e impacto nas relações humanas. Os resultados desta vivência de estágio demonstram que a prática da comunicação assertiva não apenas melhora as interações pessoais e profissionais, mas também, contribui significativamente para o crescimento individual.

Biografia do Autor

Flavia Diniz Roldão, UNIBRASIL

Professora do Curso de Psicologia do UNIBRASIL

Publicado
2024-10-28
Seção
Psicologia