QUALIDADE DE VIDA E O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PERÍODO GRAVIDÍCO DAS PARTICIPANTES DE OFICINA DE GESTANTE DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CURITIBA

  • Valdelice Rodrigues BATISTA
  • Christiane BREY
Palavras-chave: qualidade de vida, gestação, enfermagem

Resumo

A qualidade de vida é definida como condição dos seres humanos, que implicam valores, conhecimentos e vivencias de um individuo, obtendo assim uma construção relativa à sociedade de acordo com  a cultura do ser humano. Esta qualidade de vida se torna parte de responsabilidade politica, dos profissionais de saúde e de toda a população em geral, aplicando ações que contribuam para a efetividade dessa qualidade de vida, oferecendo educação em saúde, curso de gestantes, planejamento familiar, bem como esclarecimento sobre métodos contraceptivos, possibilitando assim atendimento humanizado e transmissão de conhecimentos. Objetivamos orientar sobre os hábitos de vida e saúde das gestantes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Curitiba – Pr. Este projeto faz parte do processo de aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado do 8º período do curso de Enfermagem do UNIBRASIL, foi aplicado almejando melhorias em sua qualidade de vida durante o período gestacional, com mudanças de hábitos alimentares conforme condição socioeconômica de cada participante. Foi realizada de uma educação em saúde abordando sobre alimentação saudável e amamentação com treze (13) gestantes que fazem acompanhamento do programa de gestantes, em uma (UBS) o momento da educação deu inicio ás nove horas (09:00) da manhã, do dia 27/08/2015, na sala de reunião do local, com duração de 30 minutos, posterior a realização de  convite formal e não informal,  convites em sala de espera. A educação em saúde aconteceu em três (3) momentos e duas (2) etapas: 1º momento apresentação pessoal e entrega dos instrumentos de avaliações a serem respondidos, 2º momento apresentação em Power Point explicativo abordando o tema mencionado. Nos resultados das avaliações dadas pelos instrumentos avaliativos nota-se que os hábitos de vida de cada participante são significativos e diferenciados. 2ª Etapa se obterá através de visitas domiciliares posteriores ao projeto. Com relação avaliação ministrada o numero de satisfação e entendimento foi satisfatório. O resultado final ou esperado se obterá através de visita domiciliar mediante autorização das participantes da oficina, verificando  mudanças em seus hábitos alimentares ou se acataram as orientações obtidas após a oficina. Concluímos que toda gestante necessita de cuidados específicos desde o pré–natal até seu pós-parto, a enfermagem tornou uma profissão essencial nas praticas curativas e de orientações para alcançar esses cuidados.
Publicado
2016-06-13

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