OS DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES IMIGRANTES NO FUNDAMENTAL

  • Flávia Pereira Unibrasil centro universitário
  • Keyla Sá Unibrasil centro universitário
  • Mariana Tchatchem Unibrasil centro universitário
Palavras-chave: imigrantes; Língua Portuguesa como segunda língua; aprendizagem.

Resumo

Esse trabalho apresenta uma discussão a respeito dos desafios no ensino da língua portuguesa para estudantes e imigrantes no fundamental. Discutir as complexidades enfrentadas por professores ao ensinar português para alunos imigrantes dos Anos Iniciais é fundamental para compreender os desafios cotidianos dessas práticas, ainda mais com o crescente número de crianças imigrantes chegando em nosso país. No ano de 2023, o Brasil recebeu mais de 710 mil imigrantes, com destaque para aqueles provenientes da Venezuela, Haiti, Síria,Afeganistão e Ucrânia, por dados do IBGE. Estas crianças enfrentam barreiras significativas na adaptação escolar e precisam de políticas públicas inclusivas e adequadas. O aprendizado da língua portuguesa é essencial para a integração social e acadêmica dos imigrantes. Conhecer a língua do novo pais permite a construção da identidade e participação social, melhora o desenvolvimento acadêmico e facilita a comunicação e colaboração com outros alunos. O relatório da UNESCO destaca a necessidade de adaptar os sistemas educacionais às necessidades dos imigrantes e refugiados, reconhecendo o direito à educação e garantindo a inclusão. Os professores lidam com a necessidade de adaptar métodos de ensino e gerenciar salas culturalmente diversificadas, o que inclui capacitação em português como segunda língua e o uso de materiais didáticos apropriados. Diante do exposto cabe questionar quais os desafios enfrentados por professores de escolas de Curitiba diante deste cenário e quais as principais necessidades destes. Para isto, a pesquisa apresentará dados de questionários aplicados a professores da rede pública de ensino de Curitiba, com o intuito de conscientizar sobre esta nova realidade pedagógica na esperança de que políticas públicas possam ser criadas para garantir a real comunicação e aprendizagem destas crianças.

    Palavras-chave: imigrantes; Língua Portuguesa como segunda língua; aprendizagem.

 

Publicado
2024-10-28
Seção
Pedagogia