O ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM INDIVÍDUOS TEA
Resumo
Para estruturar um estudo sobre a contribuição da psicomotricidade como ferramenta no desenvolvimento motor e qual sua importância para o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sentimos necessidade em conceituar o TEA, desenvolvimento motor e psicomotricidade, correlacionando a individualidade do aluno com TEA em que a psicomotricidade é apresentada como uma ferramenta, mas também como um elemento presente em diversos momentos na vida do indivíduo. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento causado por uma condição genética que afeta o desenvolvimento social, psicomotor, a reciprocidade emocional e as capacidades socioemocionais, sendo manifestado em diversos níveis de suporte. Já o desenvolvimento motor é a resposta de como e porque o indivíduo se movimenta em tudo na sua vida, desde movimentos reflexivos, rudimentares até os especializados, voluntários e involuntários. A psicomotricidade como ciência, é entendida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas, entre o psiquismo e o corpo, tendo corpo e mente como um todo, relacionando o que pensa e planeja com a execução de suas ações. O estudo tem como objetivo geral pesquisar a contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento motor do indivíduo TEA e refletir sobre a importância das intervenções psicomotoras para a vida do indivíduo como um todo. Visando uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, foram encontrados perante uma chave de busca, 33 artigos dentro do recorte temporal de 2013 a 2025, tendo em vista esse período por conta da última versão do “Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition” (DSM-5) o qual teve sua última versão publicada em 2023, porém atualizada até a atualidade. Os resultados enfatizam a intervenção psicomotora, mesmo que breve, promovem melhorias em motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal, enfatizando equilíbrio, esquema corporal e organização temporal para o indivíduo com TEA.
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