CONSIDERAÇÕES ACERCA DE LESÕES RECORRENTES EM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO

UM OLHAR SOBRE A NATAÇÃO E ARTES MARCIAIS

  • Gabrielle Lima Unibrasil
  • Fernando Nerborski Souza Unibrasil
  • Laís Cristyne Alexandre dos Santos Unibrasil
Palavras-chave: lesão esportiva, alto rendimento, natação, jiu-jitsu brasileiro, judô

Resumo

No alto rendimento o objetivo do atleta é atingir bons resultados para si e/ou sua equipe. Diante dessa situação, a prática esportiva de alto nível está sujeita a altas cargas de treinamento e competições, assim como a atividade precisa ser regular e expõe os indivíduos a um risco elevado de lesões. Dentro desse contexto, as modalidades esportivas de alto rendimento em que os atletas estão expostos ao risco de se lesionar, temos a natação, judô e jiu-jítsu brasileiro, esportes individuais que vem ganhando notoriedade e crescente popularidade. Neles os atletas frequentemente sofrem com lesões de diferentes graus, que, por vezes, apresentam natureza semelhante, apesar das diferenças entre seus padrões de movimento e técnicas. Com isso, a realização de um estudo acerca da literatura sobre lesões esportivas para investigar sobre os impactos para os atletas, sua recorrência e os aspectos semelhantes entre as lesões encontradas em cada uma das modalidades torna-se importante. Diante desse cenário, esse trabalho tem como objetivo identificar as lesões recorrentes em atletas de alto rendimento da natação, judô e jiu-jítsu brasileiro. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática baseada na busca de artigos sobre um determinado tema, aplicando critérios claros e sistematizados na busca. A coleta de dados foi realizada por meio das bases de dados PubMed e SciELO utilizando os descritores em português e inglês: natação competitiva, lesão, lesões, atletas de judô e jiu-jítsu brasileiro. Os critérios de inclusão adotados foram o recorte temporal de 2008 a 2024, artigos na língua inglesa, portuguesa e alemã, estudos realizados somente com humanos e artigos originais. Como critérios de exclusão foram estudos que não se encaixavam na temática e artigos de revisão. Essa pesquisa ainda está em desenvolvimento, contudo, a partir de análises prévias, há predominância de estudos na língua inglesa, assim como a utilização do método de estudo transversal para a obtenção de dados. Na modalidade de natação, pode-se sugerir a predominância de lesões no ombro e joelho. Essa pesquisa encontra-se na fase de leitura e análise dos artigos selecionados e ainda não apresenta conclusões.

Referências

AGUIAR, Patrícia Raquel Carvalho de et al. Lesões desportivas na natação. Revista brasileira de medicina do esporte, v. 16, p. 273-277, 2010.

DA SILVA, Dayane Ferreira et al. Prevalência de lesões de ombro em nadadores: uma revisão sistemática de literatura. Movimenta (ISSN 1984-4298), v. 8, n. 1, 2015.

DE-LA-TORRE-UGARTE, Mônica Cecilia et al. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 5, p. 1260-1266, 2011.

DE ABREU VERLI, Márcio Vinícius et al. O JIU-JITSU E O JIU-JITSU BRASILEIRO: UMA REVISÃO NARRATIVA. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 15, n. 2, 2023.

DE OLIVEIRA, Ronald Alexandre Mandim. História do judô, da criação à esefex. Revista de Educação Física/Journal of Physical Education, v. 76, n. 138, 2007.

De ROSE, D.J.; DESCHAMPS, S.; KORSAKAS, P. Situações causadoras de “stress” no basquetebol de alto rendimento: fatores competitivos. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.13, n.2, p.217-29, 1999.

FULLER, Colin W. et al. Consensus statement on injury definitions and data collection procedures in studies of football (soccer) injuries. Scandinavian journal of medicine & science in sports, v. 16, n. 2, p. 83-92, 2006.

HSU, Connie et al. Anatomia da natação e lesões lombares em nadadores competitivos: uma revisão narrativa. Saúde esportiva , v. 16, n. 6, p. 971-981, 2024.

KIM, Keun-Suh et al. Lesões em atletas de judô de nível olímpico nacional: um estudo epidemiológico. British Journal of Sports Medicine , v. 49, n. 17, p. 1144-1150, 2015.

MCKENZIE, Alec et al. Dor no ombro e fatores de risco de lesões em nadadores competitivos: uma revisão sistemática. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports , v. 33, n. 12, p. 2396-2412, 2023.

MEIRA, Tatiana de Barros; BASTOS, Flávia da Cunha; BÖHME, Maria Tereza Silveira. Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, n. 02, p. 251-262, 2012.

PASTRE, Carlos Marcelo et al. Lesões desportivas no atletismo: comparação entre informações obtidas em prontuários e inquéritos de morbidade referida. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 10, p. 01-08, 2004.

PEDRINELLI, A. Prevenção de lesões esportivas. 2002. Disponível em: http://www.lincx.com.br/lincx/orientacao/prevencao/aspectos.html. Acesso em: 14 set. 2025.

PETRISOR, Brad A. et al. Lesões no treinamento de jiu-jitsu brasileiro. Saúde esportiva , v. 11, n. 5, p. 432-439, 2019.
Publicado
2025-12-12
Seção
Educação Física